O Despertar para o Desenvolvimento Humano
Photo by Ralph (Ravi) Kayden on Unsplash All you need to create a website. Learn more ↗ Go to Ralph (Ravi) Kayden's profile Ralph (Ravi) Kayden @ralphkayden person in black jacket walking on tunnel Walking with the light

O Despertar para o Desenvolvimento Humano

Antes de começar a ler... quero deixar claro que nesse artigo não tenho a intenção de julgar a competência, ética ou profissionalismo daqueles que se dedicam ao trabalho de coaching, mentoring, counseling, entre outros. Apenas expresso a minha percepção pelo aumento da procura por esse serviço. Venho de uma experiência profissional onde o lado "humano" era função apenas do RH e, muitas vezes negligenciado pelas demais áreas. A mudança de postura é que vejo como uma evolução e que se tratada com seriedade terá uma grande contribuição no desenvolvimento das pessoas e empresas.

Fico pensando no motivo de hoje estar tão em voga trabalhos voltados para o desenvolvimento humano. O “boom” dos coaches, pessoas que se dizem “meio psicólogo” e, até o crescimento da venda de inventários comportamentais, como os baseados na teoria DISC, por exemplo.

Num primeiro momento, fiquei incomodada. Que negócio é esse? Todo mundo agora quer fazer o meu trabalho? Fiz 5 anos de faculdade + estágio + experiência profissional + leituras e estudos diversos + pagamento do Conselho de Psicologia e, agora, cursos instantâneos habilitam as pessoas para avaliar e desenvolver pessoas.

Deixando meu “orgulho ferido” de lado, consegui ver que esse movimento sinaliza uma evolução na forma como as empresas lidam com as pessoas.

De repente, estamos vendo engenheiros, executivos e outros profissionais técnicos, sejam líderes ou não, preocupados em compreender, lidar com pessoas e em desenvolvê-las. Mais do que isso, uma atenção voltada, também, para o autodesenvolvimento.

Com isso, as empresas ganham em humanização da sua gestão, preocupação com as pessoas, desenvolvimento e melhor aproveitamento de suas competências, o que, consequentemente, irá reverter em resultados para o negócio.

Essa “febre” do Coaching, Mentoring e afins, certamente não é a causa. Mas esse mercado não estaria crescendo tanto se não houvesse demanda. Acredito sim, que as pessoas estão buscando ser melhores pessoas, profissionais e líderes.

Por isso, se essa onda de coaching é moda ou não, importante que ela nos chama atenção para algo muito maior que vem acontecendo bem antes e independentemente deste movimento: o despertar para o desenvolvimento humano.

Sei que não é recente, nem novidade, mas o vejo cada vez mais forte e consolidado. E creio ser um caminho sem volta, o que é muito bom para os profissionais e para as empresas.

Acredito muito no potencial das pessoas. Não é à toa que escolhi ser psicóloga. Aqueles que buscam autoconhecimento sabe como usar seus talentos para realizar coisa maravilhosa.

Luciana Serafin. Sou Psicóloga, apaixonada por pessoas e convicta que pessoas melhores constroem um mundo melhor.


Aline Nogaroto Gonzalez

Psicóloga | Headhunter | DHO | T&D

3 a

Perfeito!!!!

Perfeito , concordo plenamente esse olhar pra si é o que trás uma evolução gigantesca, e não só pessoal como também para todos que estão ao redor. 

Miriam Daniele Carrasco

Gerente comercial | Gestão de Vendas | Planejamento Estratégico

3 a

Concordo com você Luciana, pessoas melhores fazem o mundo melhor. É muito importante buscar sempre a evolução pessoal e profissional e ser protagonistas em nossas vidas. É importante também que durante esta busca a gente procure profissionais qualificados pra nos auxiliar nesta jornada.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos