O diverso é a base da criação...
Toda vez que estou criando algo, ou escrevendo um texto como este, preciso buscar referências. Criar é fazer novas conexões. Lembro de ouvir profissionais de criação falando de suas referências e de como buscam inspiração.
Penso muito quando estou trabalhando em algo novo. Costumo dizer que roubo muitas ideias; as pessoas nunca vão notar, mas em muitos textos ou criações tenho grandes referências. Escrevo muito, mas o processo é duro. As ideias precisam descansar, tal qual uma boa massa; meus textos precisam descansar para crescer. A cada nova leitura, as palavras se encaixam, o texto ganha forma e cor.
Considero-me alguém chato, repetitivo, pois tenho um grande defeito: sou falador. Tenho me disciplinado a ouvir. Gosto especialmente de ouvir coisas novas, estar próximo de pessoas com histórias de vida diferentes da minha.
Tenho 56 anos, já cansei das minhas ideias... Não existe criação se ficamos sempre ruminando as mesmas coisas. É simples: isso, por definição, é repetição.
Se posso te desafiar, recomendo que tenha menos certezas.
Guimarães Rosa nos presenteou com este texto em Grande Sertão: Veredas: "Eu sou é eu mesmo. Diverjo de todo o mundo... Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.”
Recomendados pelo LinkedIn
Ter certeza é quase bobo, mas nós todos, em algum momento, tivemos muita certeza de algo. Para mim, esse é sempre o começo do erro.
Gosto do diverso, pois me encanta o olhar diferente. Para mim, é quase que outra realidade, uma porta que se abre e me mostra um mundo totalmente novo. Talvez por isso eu seja um contador de histórias. Hoje sei que as palavras ganham força. Desperte seu olhar curioso e procure aprender com aqueles que são diferentes. Aprenda sempre. Precisamos fomentar este talento de querer sempre conhecer mais. Quando ficamos enfastiados com nossa sabedoria, começamos a morrer.
Para mim, o diverso é a base da criação. Quando estiver com pessoas que pensem diferente de você, incentive a troca de ideias: o diálogo. Sempre ouça muito mais do que fale.
Não se prive do novo. Com novas ideias, descobrimos o mundo. Juntos podemos ajudar a construir um futuro muito melhor. Todas as vezes que criei algo novo, tive companhia. Foram muitas mentes e muitas mãos. Gosto muito da sensação ao final do trabalho de não saber dizer de quem foi mesmo aquela ideia. Isso constrói cumplicidade, isso é troca e hoje eu gosto muito de trocas.
Muitas vezes, para construir algo novo, precisei renunciar às minhas certezas. Criar um desconforto. Deixar de lado a segurança das minhas velhas ideias. Foi assim que muitas vezes fui surpreendido com o novo.
Boa semana!
--
7 mBom texto Regi, gosto sempre do que você diz e escreve,
Publicitário | Estrategista de Marketing | Especialista Planejamento Negócios Digitais Inovação | Mestre em Comunicação | Prof Mkt USP ESALQ IED | Vendedor de Ideias | Desenvolvedor Novos Negócios | Apaixonado por Flores
8 m"Não se prive do novo. Com novas ideias, descobrimos o mundo. Juntos podemos ajudar a construir um futuro muito melhor. Todas as vezes que criei algo novo, tive companhia." Sensacional meu amigo! Obrigado pela maravilhosa reflexão proporcionada.
Branding I B2B I B2C I CRM I E-commerce I Eventos I Estratégia I Growth I Marketing Digital I Inbound I PaaS
8 mNão é a toa que quanto mais diverso for o seu time, se bem conduzido, mais produtivo será. Mais uma vez parabéns pelo conteúdo Regi Andrade, trouxe a tona um dos temas mais importantes e essenciais da atualidade.
Publicidade e Propaganda | Comercial | Vendas | Eventos | UX | Aplicações da IA em análise de dados| re significado o Branding
8 mParabéns, Regi! Seus textos me prendem em cada trecho! E sempre aproveito as dicas que ficam ali, prontas pra serem absorvidas.