O EMPREENDEDOR x O ESTADO BRASILEIRO

O EMPREENDEDOR x O ESTADO BRASILEIRO

Por RAFAEL LUCCHESI GOMES*

O que é ser um empreendedor?

Mais que montar um negócio, é identificar oportunidades e oferecer soluções de valor. Seu negócio pode ser a sua capacidade de trabalho e de gerar resultados para alguém, o que não significa, necessariamente, que precisa ser dono de uma empresa.

Um bom funcionário pode ser um grande intraempreendedor, vendendo a sua força de trabalho e capacidade de produzir soluções, o que é sempre muito interessante para quem o contrata.

Por outro lado, ser um empreender negócios é uma outra forma interessante de trabalhar por propósito e sentido de vida, de conquista de autonomia financeira, além de ter maior potencial de realização e sucesso.

É mais fácil ver uma pessoa realizada por conta de seus negócios e investimentos, que pessoas que sempre buscaram emprego para conseguirem seu dinheiro.

Raras exceções são aquelas que conseguiram boas oportunidades e/ou “boquinhas” no setor público, ou executivos de grandes negócios.

Quadrante do Fluxo de Caixa - Robertt Kiyosaki

O autor best-seller Robertt Kiyosaki, em seu livro Pai Rico Pai Pobre, apresenta o Quadrante do Fluxo de Caixa, que separa pessoas em dois lados:

  • no lado esquerdo, os que trabalham para um sistema para sobreviver (Empregados e Autônomos) e;
  • no lado direito, os que criam e/ou usam o sistema para ganhar dinheiro (Donos de negócios e Investidores). Leitura obrigatória hoje em dia!

DESAFIO EXTRA: O ESTADO!

Negócios que dão certo precisam ter algum produto/serviço que tenha um mercado. Nessa operação, deve haver lucro, que é o oxigênio para manter as operações, investimentos e inovações, além de motivar os investidores.

Demandam uma boa ideia e recursos, além da atitude proativa para tirá-la do papel e conseguir fazer com que pessoas a descubram e paguem o suficiente.

Só isso já representa um grande desafio! Mas, há uma outra grande barreira: o Estado!!!!

O Estado brasileiro é um grande sócio dos negócios, que atrapalha mais que ajuda. Sem esforço algum, seu naco consegue ser maior que os lucros de quem arrisca seu patrimônio e trabalha duro para manter a empresa. Além desses, com se não bastasse, há a burocracia que sempre passa da medida!

O maior receio de empreender no Brasil não é o mercado, mas é do Estado, suas multas e impostos.

Quem achar que isso é conversa, experimente morar num país onde os serviços públicos funcionam e o estado não atrapalha, sem cartórios e legislações que mais confundem do que ajudam.

ENFIM, BOAS NOTÍCIAS...

Com a criação do Simples Nacional, que criou um arcabouço legal para melhorar as condições de empreender em micro e pequenos negócios, o tempo de abertura de uma empresa vem sendo ser reduzido ano a ano, já chegando a minutos em diversos municípios.

A REDESIM é um sistema que permite integrar agentes licenciadores de negócios, como Receita Federal, Juntas Comerciais, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, estado e prefeituras.

Eliminando a necessidade de papéis e automatizando processos que precisavam passar por pessoas e departamentos, reduz a “subjetividade” de várias decisões, e aumenta muito a velocidade dos processos de licenciamentos. Principalmente para negócios definidos como de baixo e médio risco, em que não faz sentido passarem pelos mesmos processos que negócios de alto risco, como uma indústria química, ou grande mineradora, por exemplo.

Em Minas Gerais, o Comitê Gestor da REDESIM Estadual definiu em sua Resolução 03/24 que 730 CNAE’s – Código Nacional de Atividade Empresarial – sejam considerados de baixo e médio risco, para receberem tratamento diferenciado e automatizado.

Assim, além dos MEIs - micro empreendedores individuais, 730 tipos de negócios tornaram-se passíveis de liberação automática de licenças de funcionamento em todas as instâncias liberadoras, por prazo indeterminado! Esta ação envolve, além da Junta Comercial de MG, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e o Sebrae Minas, entidades/órgãos que têm como objetivo a melhoria do ambiente de negócios.

E basta o município aderir ao programa REDESIM +LIVRE, seguir os procedimentos necessários, e terá acesso gratuito ao sistema integrador.

Trata-se de uma solução que tem o objetivo de efetivar a Liberdade Econômica no município, onde tudo acontece, com destaque para a possibilidade de automatizar todas as etapas de competência da prefeitura para a abertura e legalização de empresas.

As vantagens são inúmeras, tanto para a prefeitura, quanto para os empreendedores e a sociedade. A lei de liberdade econômica parte do princípio da boa-fé dos empreendedores, cabendo ao Estado correr atrás dos poucos de má fé; porém, depois do negócio já estar gerando soluções, renda e empregos. Ou seja, inverteu-se os papeis, e isso é muito bom para a economia. Primeiro, abre-se o negócio; depois, o Estado verifica e fiscaliza.

Poste urinando no cachorro

Enfim, acabou aquela história do empreendedor ter que alugar um espaço, contratar o pessoal, enfrentar diversas filas, aguardar a boa vontade de funcionários públicos e da estrutura estatal para, só depois, saber se pode ou não iniciar seu negócio. Isso não faz sentido, só encarece o processo e desencoraja a empreender.

NO BRASIL, ESTADO EFICIENTE É ESTADO MÍNIMO!

Tenho ajudado municípios nesse processo, e acredito cada vez mais que estado eficiente é o que menos atrapalha.

Incentivar e apoiar o empreendedorismo passa por um Estado mais leve, com mínimo de regras, que cobra cada vez menos impostos e faz o papel regulador apenas sobre quem faz coisas erradas.

Os bons não podem ficar eternamente pagando pelos maus, e ainda verem agentes públicos se esbaldarem com mordomias totalmente descabidas do atual contexto.

Parabéns ao atual governo de Minas e mais de 300 prefeitos que entenderam esse recado e têm feito o seu papel nessa direção.

Tenhamos consciência para escolhermos gestores e representantes que não olham para guerreiros que empreendem como rivais ou gente do mal que explora oprimidos. Esse discurso mofado tem que acabar, pois muitas pessoas de bem querem empreender e trabalhar, seja nas cidades, seja no campo, e devem ser estimuladas nessa direção.

Que Deus abençoe nosso Brasil, que tem tudo para decolar!

(*) Rafael Lucchesi Gomes é Sócio-Diretor da LUCCHESI Inteligência em Negócios: Graduado em Administração pela UFMG, tem especialização em Consultoria para Pequenos Negócios pela FIA/USP; em Agentes de Desenvolvimento em Cooperativas, pelo UNICENTRO Newton Paiva/MG; Ferramentas de Coaching em Inovação e Empreendedorismo, pela BABSON COLLEGE/EUA; Modelagem de Negócios Inovadores - Método SPRINT, pela COVENTRY UNIVERSITY/UK; e OKR e KANBAN pela MindMaster. Palestrante e consultor associado ao Sistema SEBRAE, FIEMG e OCEMG, é consultor organizacional com experiência em negócios e em estratégias de desenvolvimento setorial/territorial.


Marco Antônio Gazzinelli de Lima

Sócio - Insight Inteligência em Negócios Ltda. Sócio - Lucchesi Educação e Consultoria Ltda.

8 m

Muito bom, além do Lucro que todas as empresas precisam gerar é sempre bom lembrar do Caixa porque é ele que tem a capacidade de fazer acontecer.

Igor Bastos

CEO na Espacial Filmes / Diretor Criativo / Roteirista

8 m

Existe alguns setores que sequestraram o estado por Lobby. Para esses setores pagarem quase nada de imposto todo o resto é obrigado a pagar a conta alta. É o estado que acentua a desigualdade do país, dando mais para quem já tem dinheiro para fazer lobby. O dia que todo mundo pagar igual o imposto já vai reduzir bastante. Sugiro ler o Marcos Lisboa toda semana.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rafael Lucchesi Gomes

  • Resenha do livro: A PSICOLOGIA FINANCEIRA, de Morgan Housel, Ed. Harper Collins Brasil

    Resenha do livro: A PSICOLOGIA FINANCEIRA, de Morgan Housel, Ed. Harper Collins Brasil

    Por Rafael Lucchesi Gomes Ler faz bem para a saúde e para a alma! É incrível como cada livro sempre tem algo muito…

    4 comentários
  • LIÇÕES DO LIVRO RINOCERONTE CINZA

    LIÇÕES DO LIVRO RINOCERONTE CINZA

    Por Rafael Lucchesi Gomes* Nos últimos dias, li um livro muito interessante que usa a metáfora do rinoceronte cinza…

    1 comentário
  • NEGOCIAÇÕES QUE DÃO CERTO!!

    NEGOCIAÇÕES QUE DÃO CERTO!!

    *Por Rafael Lucchesi Gomes Todos os dias negociamos e vendemos alguma coisa. Vender é uma arte e, quando acontece em…

    3 comentários
  • SERÁ QUE A TECNOLOGIA VAI DESTRUIR SEU TRABALHO?

    SERÁ QUE A TECNOLOGIA VAI DESTRUIR SEU TRABALHO?

    Por Rafael Lucchesi Gomes* A busca do conhecimento e da capacidade de se manter atualizado, quiçá, à frente do mercado,…

    7 comentários
  • A SAÍDA DO BRASIL ESTÁ NOS MUNICÍPIOS

    A SAÍDA DO BRASIL ESTÁ NOS MUNICÍPIOS

    Assistindo cenas da atual política nacional e conversando com lideranças, produtores e empresários por todos os…

  • SEU EMPREGO NÃO PERTENCE A VOCÊ!!

    SEU EMPREGO NÃO PERTENCE A VOCÊ!!

    Ter um bom emprego, ou mesmo ter só um emprego, é o sonho de muitos brasileiros. Fora a elite do funcionalismo público,…

  • PORQUE MAIS BRASIL e MENOS BRASÍLIA

    PORQUE MAIS BRASIL e MENOS BRASÍLIA

    As práticas sobre os projetos de desenvolvimento econômico local mais modernas se baseiam na ENDOGENIA (endo = que vem…

  • 53 ANOS SE PASSARAM... E FOI RÁPIDO!

    53 ANOS SE PASSARAM... E FOI RÁPIDO!

    Meus aniversários têm chegado mais rapidamente a cada ano, e com a sensação de que a vida pode ser vivida ou…

    7 comentários
  • HÁBITOS POSITIVOS PARA UMA VIDA MELHOR

    HÁBITOS POSITIVOS PARA UMA VIDA MELHOR

    Estou chegando aos 53 anos de vida, com corpinho de 52,5. Vida passando muito mais rápido que imaginei! Observando…

  • PREFEITO: ESTÁ DEIXANDO ALGUMA MARCA NESSA GESTÃO?

    PREFEITO: ESTÁ DEIXANDO ALGUMA MARCA NESSA GESTÃO?

    No Brasil, apesar de termos a possibilidade de reeleger gestores públicos para 1 mandato consecutivo, o período de…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos