O eSocial é o desafio do ano!
portal.esocial.gov.br

O eSocial é o desafio do ano!

Estamos em março, mês em que as grandes empresas devem informar os dados dos trabalhadores e seus vínculos para o eSocial e, o que vejo em notícias, mostra que apenas 50% das empresas obrigadas conseguiram fazer a entrega dos dados básicos dos seus colaboradores.

Quem ainda não venceu a etapa de cadastro dos empregados, não consegue dar sequencia às demais atividades do faseamento, a qualificação cadastral, que por muitas foi minimizada, torna-se um enorme problema a ser resolvido.

Já mencionei em outro artigo, que de nada adianta um poderoso sistema de RH se os processos não foram revistos e adequados aos prazos impostos pelo eSocial. O faseamento das entregas objetivava dar tempo para que os passos todos fossem cumpridos.

Também já está claramente avisado que as penalidades começarão a ser aplicadas, vejam a transcrição de parte da matéria do site do eSocial:

É importante destacar que  os empregadores que não observarem o prazo para o envio de cada ciclo de informações não conseguirão incluir os dados dos novos ciclos, já que as etapas iniciais são pré-requisitos para inclusão das informações nas fases seguintes. Além disso, as empresas que não observarem os prazos ficarão sujeitas a penalidades e multas.

As empresas que não estão obrigadas nesta primeira fase precisam, com urgência, rever seus processos, adequar seus sistemas, mapear seus riscos, definir um plano de contingência para enfrentar a implementação a partir de Julho, caso contrário não atenderão aos prazos e fatalmente serão autuadas.

São multas pesadas, que em alguns casos dobram de valor na reincidência, que serão aplicadas quase que em tempo real, pois estas empresas, em sua maioria, nunca passaram por uma fiscalização do Ministério do Trabalho ou Receita Federal, portanto não há sequer um mapeamento dos riscos potenciais.

Se esta é a realidade de sua empresa e você precisa de ajuda, entre em contato comigo que certamente poderei ajudá-lo com este tema, não subestime a complexidade de uma implantação desta magnitude, a falta de dados que pode parecer banal, travará a implementação ou pior, gerará pesadas multas.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos