O exemplo de um vencedor

O exemplo de um vencedor

Um breve comentário sobre meu ídolo pessoal

Um cara espetacular. Para mim, venceu na vida em todos os sentidos! Afinal, sucesso sem felicidade é fracasso, já dizia o ditado.

É dono de 38 empresas. Pai, avô e bisavô! É um empresário de sucesso; possui a família ao lado; é adorado por multidões; já quis ser presidente do Brasil; possui programa de televisão que carrega seu nome, e que nossas avós assistem há mais de cinquenta anos! Sim, nosso querido Silvio Santos!

Silvio Santos é um campeão. Um modelo a ser seguido. Para começar tem o nome artístico mais famoso do país, e inclusive, seu grupo de empresas também o carrega: Grupo Silvio Santos. Seu real nome, como já sabemos, é Senor Abravanel.

Não irei a contar a história dele, mas comentar sobre um de seus raríssimos discursos, publicado ao vivo pelo Facebook do SBT.

Sílvio, mesmo sendo apresentador, não gosta de aparecer publicamente. Não gosta de passar a impressão que é o dono desse grupo de empresas, por esse motivo raramente aparece fora do seu programa. É um exemplo de humildade. Sílvio possui muitas características presentes nos grandes líderes.

Não lhe falta espontaneadade nem pesonalidade. E essas são características que não podemos deixar faltar em nossos princípios!

Muitos dizem que ele já passou da idade para fazer o que faz: algumas 'mancadas' ou excesso de franqueza no seu programa são as mais lembradas. Até selfie de biquinho o dono do baú se propôs a fazer. Entretanto, Sílvio mostra plena lucidez ao falar de número das suas empresas durante o discurso: número de funcionários de cada uma, valores de prejuízos (na casa dos milhões) nos últimos anos etc. Ele, inclusive, é bem realista ao tratar do assunto das demissões que as empresas estão passando. Sabe da situação econômica e política do país e não quer perder outras empresas como aconteceu com o Banco Panamericano em 2011.

Sílvio nasceu em 1930. O Sr. Abravanel tem 87 anos, é mole? Claro que com alguns cuidados, levando em consideração o tempo de vida, mas o homem está cheio de vida! Eu conheço muitos idosos nessa idade que não fazem metade das coisas que ele faz. Eu mesmo, com meus 25 anos me questiono se seria capaz. Grandes homens além de cuidarem de seus negócios, também se cuidam.

Outra de suas características que me chamou a atenção no discurso, é que o 'patrão' sabe reconhecer todos os envolvidos no sucesso de suas empresas. E não tem vergonha de expor que em algumas de suas empresas ele nunca nem entrou. Passa apenas pela porta, como ele mesmo disse.

"Eu não sou o dono dessas empresas. Os donos são meus funcionários!" - Sílvio Santos

Ele está no ápice de sua vida e carreira. E sabe disso. Sabe também da grande desigualdade do nosso país. Sílvio reconhece que para ele os anos são sempre bons. E, realmente devem ser. Mas o mais bacana, é que ao contrário das pessoas que governam nosso país, ele se preocupa com seus colaboradores. Gostaria que eles também tivessem bons anos, tão bons quanto esse. Sílvio é altruísta!

"Você vai realizar todos os seus sonhos se ajudar muitas pessoas a realizarem os sonhos delas." - Zig Ziglar

Além de tudo isso, sua emissora, o SBT cede gratuitamente seus artistas, funcionários e recursos materiais todos os anos para arrecadarem fundos para a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). Durante 24 horas, o programa Teleton recebe cantores, empresários e figuras importantes para estimular a arrecadação dos fundos.

Silvão soube fazer a coisa certa durante toda a vida. Foi sempre proativo e não teve medo de arriscar. Mostrou fazer as coisas sempre da melhor maneira possível e até hoje é um grande exemplo a ser seguido.

Para viver uma vida útil e significativa precisamos fazer parte da história, disse Eugene O'Kelly. O patrão com certeza já faz. Força Sílvio! O Brasil te ama.


Para quem quiser assistir o discurso no Facebook do SBT, só clicar aqui.

Stênio I. Mendonça


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos