O Futuro Profissional em Logística e Supply Chain Management
Um novo ambiente profissional se aproxima rapidamente de todos nós. Novos cenários estão sendo formados a partir do encontro da realidade socioeconômica pós pandemia com a Revolução Tecnológica em andamento.
Veja os mini artigos: "Inteligência Artificial em Logística e Supply Chain Management" e "5G Acelera Transformação em Logística e Supply Chain Management!".
Novos paradigmas, novos riscos, novas necessidades e novas oportunidades desqualificarão uma série de competências atualmente comuns e exigirão rápido reconhecimento e desenvolvimento de outras.
Sim, preparar-se para o futuro exige o desenvolvimento de novas competências técnicas e comportamentais.
Lembre-se que competência é a resultante da somatória de conhecimento e a habilidade de fazer. Assim, não basta saber que uma nova tecnologia ou aplicação está se expandindo no mercado é necessário a aprendê-la e aplicá-la em seu dia a dia, afim de que a habilidade se estabeleça e a nova competência esteja efetivamente disponível.
Então? Quais são as novas competências necessárias?
Quando avaliamos as competências técnicas, rapidamente percebemos haver uma infinidade de novas ferramentas sendo disponibilizadas. A automação, a gestão da informação, a inteligência artificial e as novas bases energéticas são as principais fontes geradoras das novas competências técnicas e da breve extinção de muitas outras.
Sim, veremos que muitas posições e atividades operacionais e mecânicas que hoje são realizadas por pessoas, passarão a ser realizadas por robôs e/ou equipamentos automatizados.
Porém, quero destacar um aspecto menos óbvio da transformação do perfil do profissional de Logística e Supply Chain Management, as chamadas competências atecnológicas.
Competências atecnológicas, são aquelas necessárias independentemente de qual tecnologia seja utilizada. Na verdade, elas são necessárias até na ausência da tecnologia. Em geral estão relacionadas a princípios e conceitos que sustentam a evolução tecnológica. Estão profundamente ligadas às competências comportamentais sem se restringirem a elas.
As quatro competências atecnológicas e comportamentais mais exigidas nos cenários futuros serão:
- Foco no Cliente
- Inovação
- Estratégia
- Liderança
Independentemente da sua função, do tipo de organização, da sua posição hierárquica, do modelo logístico ou de cadeia de suprimentos em que estiver inserido, você precisará em algum grau, da aplicação destas quatro competências.
Talvez, esta já seja a sua realidade hoje. Se o é, ela se intensificará. Caso não o seja, ela assim se tornará.
Pense sobre isso, avalie o seu grau de maturidade, busque implementar estas quatro competências e trace o seu plano de desenvolvimento pessoal.
Me coloco a sua disposição para auxiliar em seu desenvolvimento profissional. Me procure em:
e-mail: contato@miguelpereiralogística.com;