Parceria, o verdadeiro espírito do Supply Chain
Quando ouvimos ou lemos a expressão Supply Chain, nós que estamos envolvidos profissional e/ou academicamente neste universo, somos imediatamente estimulados por um poderoso “gatilho mental”, e nossa mente é povoada por imagens e expressões como: logística, cadeia de suprimentos, fluxos, processos, organização, comunicação, informação, TI, sinergia, etc. Porém, hoje quero falar sobre parceria, esta prática fundamental para o estabelecimento de uma Cadeia de Suprimentos bem sucedida.
Mas, não quero falar sobre técnicas e metodologias para implementar e gerenciar parcerias. Quero falar sobre o valor da parceria.
Esta manhã, li um artigo publicado pelo Luis Gustavo Vitti, executivo da iFood, relatando a forma como a aplicação de seus valores pessoais contribuíram para implementação de medidas de adaptação ao chamado “novo normal” em sua organização, com destaque especial para a empatia.
Esta leitura me trouxe algumas recordações e me levou a algumas reflexões que culminaram com a associação da prática da empatia com a construção de parcerias. Sugiro que você leia o artigo “4 meses de iFood - sobre o novo normal” a que fiz referência no parágrafo anterior, para entender melhor a ponte criada entre empatia e parceria.
Parceria, no mundo corporativo, está relacionada a relação entre cliente e fornecedor. Este termo é utilizado para distinguir e valorizar uma tipo especial de relação entre empresas. Uma relação que em geral se caracteriza por sua longevidade e por ir além da relação comercial comum. Uma relação onde além da troca de produtos e serviço por um valor, existe a troca de informações estratégicas, de recursos e em muitos casos a partilha de riscos e investimentos, Assim, ao dirigir-se a um cliente ou fornecedor como parceiro, nós o valorizamos, o recompensamos com o reconhecimento da sua relevância para o nosso negócio.
Parceria, segundo os dicionários brasileiros, possui as seguinte definições:
- Colaboração que visa um objetivo comum.
- Sociedade de pessoas com objetivos comuns.
- Sociedade; acordo, união ou contrato firmado entre indivíduos ou empresas que têm um mesmo propósito.
- União entre dois ou mais artistas ou compositores que realizam algo juntos.
- Reunião de pessoas por interesse e objetivo comum
Com um pouco de atenção, percebemos que a palavra parceria está sempre associada a uma série de percepções positivas e intenções construtivas. Exemplo maior disso é a manifestação da parceria artística. A história da Música Popular Brasileira está repleta de grandes encontros, onde a união dos talentos de letristas geniais e músicos excepcionais geraram canções maravilhosas. Estou certo que ao ler isso, a imagens de seus ídolos e o som de suas músicas invadiram a sua mente.
Agora, pense comigo. Como tem sido sua experiência pessoal com as parcerias empresariais? Tem testemunhado ou participado de momentos onde você e seus parceiros, vivem o “estado da arte” e produzem um resultado surpreendentemente positivo? E quanto ao Supply Chain em que a sua empresa está inserida. Ele funcionaria melhor se houvesse mais parceria entre as várias empresas que o compõem?
Atuando como gestor de Logística e Administração de Contratos, vivi intensamente as interfaces com clientes e fornecedores, tive a oportunidade de promover, implementar e gerenciar parcerias para Supply Chain de abrangência nacional e internacional, onde diversas vezes fui desafiado por questões, problemas e oportunidades não previstos originalmente e não suportados por contratos. Situações que foram superadas pela parceria desenvolvida nos relacionamentos interpessoais.
Aqui eu quero partilhar um aprendizado. Parceria é fundamental! Não é possível estabelecer uma Cadeia de Suprimentos efetiva, competitiva, duradoura e vencedora sem construir parcerias sólidas e generosas. E sim, estou falando de parcerias entre pessoas. Afinal, são as pessoas que movem as empresas, que assumem os compromissos, que enfrentam os desafios e que fazem as coisas acontecerem.
O Supply Chain é uma estratégia totalmente depende de boas parcerias. Boas parcerias empresariais são dependentes de boas parcerias entre pessoas. Boas parcerias entre pessoas se constroem com dedicação e generosidade, investindo tempo e partilhando experiências, construindo o principal bem de qualquer relação: a confiabilidade.
Parafraseando, sem confiabilidade não há parceria e sem parceria não há Supply Chain.
Estamos vivendo um período de grande insegurança e muitas incertezas, onde não está clara a extensão do impacto econômico e das transformações sociais que teremos. Em momentos assim é bom lembrar que há valores eternos, valores que existiam muitos antes da primeira crise da humanidade e que continuarão a agir muito além da crise atual. Parceria é um deles.
Quais estruturas de Supply Chain sobreviverão? Aquelas que possuírem parcerias reais fortemente estabelecidas.
É animador ver na mídia e nas redes sociais, anúncios de ações de apoio financeiro e operacional de grandes corporações aos seus fornecedores e clientes.
Desejo que estes exemplos sejam motivadores e repetidos por muitos empresários e agentes governamentais
Convido você a fazer um esforço pessoal para fortalecer suas inúmeras parcerias. Conheça verdadeiramente as capacidades e necessidades do seu fornecedor e trabalhe com ele. Conheça verdadeiramente os desafios e desejos dos seu cliente e trabalhe com ele.
Construa confiabilidade. Construa Parceria. Construa um verdadeiro Supply Chain.