O histórico é fundamental para planejamentos futuros

O histórico é fundamental para planejamentos futuros

Sem dúvidas, a organização é um pilar fundamental quando falamos de gestão. E, por aqui, o meu planejamento também precisa passar por outras pessoas, então, o processo de estruturar as metas do próximo ano já começou.

Claro, cada empresa possui um propósito e formas diferentes de se organizar, mas, nos meus últimos anos como gestora da @QuallyCredSecuritizadora, pude notar que alguns pontos nunca mudam em um planejamento eficaz.

Ter um histórico no qual se apoiar é um deles. Acredito que, para tomar decisões precisas e que realmente façam diferença, precisamos criar uma base de dados na qual seja possível comparar resultados. 

Quando implementamos uma mudança dentro da nossa equipe, precisamos saber quais foram os métodos utilizados antes, se houveram decisões assertivas ou não. E a melhor maneira de saber onde mudar, além de entender os motivos para fazer essas alterações, é por meio da comparação. 

Então, se a sua empresa ou equipe ainda não possui um sistema que organiza e armazena os dados dos últimos anos, esse deve ser o seu primeiro passo antes de implementar metas para o próximo ano.

Atualmente, o meu trabalho vem sendo organizar esse histórico dentro da empresa e verificar as melhores formas de implementar o que está funcionando com o novo formato de planejamento anual, além de reformular o que não serviu de acordo com o nosso propósito.

Este acaba sendo um trabalho que demanda atenção, a colaboração de todos que estão envolvidos e, claro, muita paciência. Afinal, os resultados não são imediatos. 

Quando falamos em criar histórico e organização, precisamos entender que tornar um planejamento eficaz leva tempo, principalmente porque nem tudo o que for implementado dará bons resultados logo de primeira. E é aí que começa a verdadeira missão: saber o que alterar e como.

Quando falamos do setor financeiro, um dos principais pontos que faz diferença é o fato dele oscilar muito. Então, mesmo que eu organize todo o ano baseado em análises do histórico da empresa, ainda assim, podem ocorrer mudanças exteriores que vão influenciar nos resultados finais.

Claro, todo tipo de planejamento também corre este mesmo risco, mas essa é uma lição valiosa, que, em muitos casos, acaba não sendo nem cogitada: aprender a colocar os imprevistos como possibilidades.

Sair do planejamento também pode acabar se tornando uma opção e este é outro ponto fundamental quando falamos em organização. Então, não tenha medo caso seja necessário recomeçar, o importante é manter o objetivo final sempre em foco e, se preciso, aos poucos, planejar novas metas que ajudem a alcançá-lo. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos