O Homem x Meio Ambiente
(Photo:JWA,2019)

O Homem x Meio Ambiente

Conceito

Sistema Natural que passa por Intensa transformação promovida pela espécie humana e outras espécies que habitam a Terra. Animais, Vegetação, solo, fenômeno da natureza, entre outros. Dentro de esferas tem as camadas da Terra como: Atmosfera, Biosfera, Hidrosfera e Crosta terrestre.

A Relação entre o Meio Ambiente e a Sociedade.

Ao mesmo tempo em que o homem necessita da natureza, ele destrói com seus processos industriais. Um dos principais problemas que afetam a relação homem-natureza é o elevado índice de consumo e industrialização que foi alavancado com os passares dos anos. O Esgotamento dos recursos limitados no planeta ao longo dos tempos é um dos grandes dilemas desta relação. Conforme o tempo passa vão sendo esgotados os inúmeros recursos naturais da Terra que levaram milhões de anos para serem compostos. Grane parte dos problemas dos desastres naturais é em decorrência da ação do Homem. O Processo de Industrialização fez o homem poluir o ar, água, solo, as florestas e reduzindo assim o Meio Ambiente.

“Minha Opinião 1: Desde a Pré História na Era do Bronze o homem quando descobriu o bronze utilizou o minério como forma de aperfeiçoamento e sobrevivência. O interesse do cobre foi fabricar objetos como panelas, utensílios materiais e armas para a auto defesa do grupo nômades evitando invasões externas. Com o tempo o homem se torna um explorador dos recursos naturais e minerais e vivem disso até hoje. Uma pergunta simples: Até quando o homem irá continuar a explorar os minerais e recursos naturais? Infelizmente muitos vivem deste tipo de extração a milhares de anos. Muitos alegam que se parar não sobrevivem, outros alegam a sustentabilidade de recursos minerais e naturais para a Industria. Ainda não saberemos até quando o ser humano irá parar de se auto destruir diante deste circulo vicioso. (Mohammed Haziz, 2019).”

O Desequilíbrio Ambiental pende a balança nos dias de hoje entre o homem e a natureza, sabendo que o homem é o peso maior.

“Minha Opinião 2: O maior problema deste desequilíbrio é a extração desproporcional  (ilegal ou legal) dos recursos naturais, a sua forma de fabricação, consumo, descarte, a reciclagem mal direcionada e a falta do recolhimento destes insumos e o pouco  planejamento e investimentos para os Órgãos Públicos de Saneamento e Limpeza das cidades de cada país no Mundo adequada e principalmente a Educação Ambiental desde o nascimento do individuo até adulto. No futuro talvez com a Educação Ambiental em cada Família no Mundo todo possam “reeducar” as futuras gerações.(Mohammed Haziz, 2019).”

Impactos e Poluições Ambientais

Poluição é a introdução de energias ou substâncias de forma acidental ou intencional no meio ambiente com consequências negativas para os seres vivos.

Exemplos: Poluição do Ar: veículos automotivos, aeronaves, fábricas, etc. Poluição da Terra: Agrotóxicos, descarte desenfreado de lixos orgânicos e não orgânicos etc. Poluição da Água: Descartes de lixos de Navios em geral, vazamentos nucleares,  petrolíferos, químicos,etc.

A Poluição Ambiental é qualquer atividade capaz de causar danos ao meio ambiente. É resultado do excesso de liberação de poluentes, matérias ou energia. Tipos: Atmosférico, térmico, sonora, visual, aquático, radioativa entre outros.

A Poluição Atmosférica- A liberação de acido nítrico, CO e CO2, SO2, NO2 (Indústrias de veículos e incineradores de lixo), desmatamentos e queimadas (natural ou criminoso).

A Poluição Térmica- Resultante da alteração da temperatura do ar e da agua utilizada, sobretudo pelas usinas hidroelétricas, termoelétricas e nucleares.

A Poluição do Solo- Liberação de poluentes, solventes, detergentes, lâmpadas fluorescentes, componentes eletrônicos, tintas, gasolinas, diesel, óleos automotivos e chumbo.

A Poluição por Radioatividade- É a energia nuclear ou atômica produzida pelas usinas nucleares. São altamente flexíveis para gerar energia, porém são altamente destrutivos ao meio ambiente quando liberadas da falta de negligência.

A Poluição Aquática- Lançamento de esgoto em ambientes aquáticos, Lixos no mar, rio e lagos, vazamentos, poluição dos Lençóis freáticos por causa dos pesticidas.

A Conscientização poderá equilibrar a balança entre o homem e a natureza através do desenvolvimento e a sustentabilidade.

A Sustentabilidade entre o homem x natureza

Empresa- produtos de grande escala, grande quantidade de recursos limitados: Consciência Ambiental causa menos recursos e consequentemente menores impactos.

A Legislação Brasileira sobre o Meio Ambiente:

A PNMA (Politica Nacional do Meio Ambiente do Brasil)- é uma politica que define o meio ambiente como um conjunto de condições, leis, influencias e interações físicas, químicas e biológicas que permitem a existência da vida nas suas diferentes forma (art.3º, inciso II).

Objetivo da PNMA

Definir critérios e mecanismos de ação que devem ser tomados pelos governos para garantir a preservação ambiental.

CONAMA 357/2005

Politica Nacional de Recursos Hídricos (1997)

Dispõe sobre a classificação dos corpos de agua e diretrizes ambientais para seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes e das outras providencias. Define os padrões de qualidade das aguas.

Politica Nacional dos Resíduos Sólidos-PNRS

A Legislação Brasileira sobre os Resíduos Sólidos.

 (Lei n.12.305 de 02 de Agosto de 2010).

Fala sobre a Lei, sobre a coleta e restituição de resíduos sólidos e setores empresarias, reaproveitamento dos resíduos, da destinação final ambientalmente adequada, e a logística reversa.

O Meio Ambiente e as Politicas Públicas

1.      Ministério do Meio Ambiente (Governo Federal do Brasil)

2.      Secretarias do Meio Ambiente (Estados e Munícipios)

3.      Tomar medidas práticas relativas ao que é previsto na Politica Nacional do Meio Ambiente e outras legislações.

4.      Fiscalização das Atividades poluidoras.

Tudo isso são programas ligados à preservação e a recuperação do meio ambiente, à avaliação da qualidade da agua e a fiscalização do uso dos recursos naturais, além de promover ações educativas sobre a educação ambiental, ecologia e sustentabilidade.

O que nós podemos fazer?

1)      Nós devemos parar de sermos EGOcêntricos e devemos passar a ser “ECOcêntricos”.

A Prevenção:

 Prevenção de Poluição Industrial

A Produção mais Limpa- A reformulação de produtos para que produzam menos poluição e exijam menos recursos durante sua fabricação e uso. Resultado: Menos resíduos, Menos Poluentes, Menos Água.

Prevenção de Poluição Agrícola

Redução: do uso de materiais tóxicos para controles de pragas, da aplicação de nutrientes e do uso de agua.

Prevenção de Poluição Aquática.

Redução: de materiais tóxicos oriundos da agricultura, de efluentes industriais, domésticos.

Ampliação: ETEs (Estações de Tratamento de Esgotos- exemplo Europa), ETAs ( Estações de Tratamento de Agua)

Evitar- Descarte de Medicamentos no esgoto, utilização de aerossóis, diminuir e observar a poluição de seu veiculo através de filtros, descartes corretos através de cores e lixos corretos, utilizarem a agua conscientemente, plantar mais, cortar menos as gramas, participar em ONGs Ambientais, estudos e pesquisa. Os lixos Orgânicos como sobras de comida, casca de frutas e verduras podem ser feitos compostagem para o adubo ou a formação de adubo orgânico formando assim um circulo vicioso saudável, trocar veículos para zero emissão de CO2, trabalhar ou introduzir nas empresas na sociedade em todas as classes sociais desde A e D os ideias de reciclagem, harmonizar com a natureza, menos emissão de produtos tóxicos para o Ar, minimização e utilização da agua consciente.

Reciclar, Repensar, Reaproveitar, Recusar e Reduzir- Os “5R”.

Precisamos reverter esta Poluição Ambiental através da “Educação Ambiental”.

Fontes deste Tema e sobre a Autora: MEIO AMBIENTE AULA EAD UNICESUMAR no Curso de Bacharel em Serviço Social/Semana de Conhecimentos Gerais 2019/52: Prof.Dra. LIZAMA,Maria de Los Angeles Peres, graduada em Biologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1988), mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (1994) e doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Atualmente é professora na UNICESUMAR, nos cursos de Programa Tecnologia Limpas e Docentes Ciências Biológicas e  Medicina Veterinária.

Palavras de Mohammed Haziz em Minhas Opiniões 1 e 2.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos