O início de uma despedida...

O início de uma despedida...

Para os alunos do Ensino Médio, o retorno às aulas, no 2º semestre, significa que estão ainda mais perto de um dos momentos mais desafiadores e complexos de suas vidas, período em que muitas decisões precisam ser tomadas: qual profissão escolher? Quais vestibulares prestar? As escolhas envolvem faculdades particulares também ou só as públicas? Mudar-se para o interior e viver numa república com outros estudantes ou seguir morando com os pais e tentar uma universidade em São Paulo mesmo? E estudar no exterior, que tal? Essas são algumas das questões que, além das de Química, Física e Matemática, das propostas de redação e das listas de livros de leitura obrigatória ocupam a cabeça dos estudantes e de suas famílias.

Se, por um lado, estão pensando nos próximos passos, há também nostalgia. É impossível não passar um filme diante dos olhos com tudo o que viveram na escola até agora. As amizades, os professores, as saídas pedagógicas, as provas, tempos e tempos de estudo e dedicação, momentos bons e outros, nem tanto. A ansiedade e a vontade de viver o novo se juntam à dificuldade de se desprender do agora e, também, do passado. Crescer dói, dizem.

No Augusto Laranja, começamos o mês de agosto comemorando nossos 57 anos. Já passaram por nossas salas de aula muitos alunos. E, apesar de ficarem muito tempo na escola, sabemos que esse período tem dia e hora para acabar. Mas se existem algumas formas capazes de tornar essa etapa menos complexa, elas envolvem acolher o que sentimos e valorizar a tradição.

E, no mesmo momento em que cantamos parabéns e comemos bolo de festa, todos juntos, na quadra central, como sempre, também iniciamos a fase de transição para nossos alunos da 3ª Série, entregando os moletons da turma, num movimento coordenado e, claro, repleto de afeto e acolhimento.

Tradicionalmente, eles opinam, escolhem o modelo e participam de todos os detalhes da confecção da peça, que é bem mais do que um agasalho – além de ter a identidade do grupo (o tema eleito deste ano é Tigreceiro), marca um rito de passagem entre o fim do Ensino Médio e o começo da vida universitária e, por isso também, fica na lembrança de todos. É recordação, pertencimento e saudade sob a forma de uma roupa confortável.

Sabemos que os próximos meses serão cheios de desafios que envolvem não só os conhecimentos adquiridos até aqui como também as habilidades socioemocionais. Serão simulados, provas, olimpíadas do conhecimento, Enem e muitos outros exames. Nossos alunos estão preparados e confiamos nos resultados que nos trarão muito orgulho. Mas não precisamos apressar o tempo. Por ora, queremos que eles curtam muito os dias finais do último ano do Ensino Médio e tenham a certeza de que estaremos aqui no CAL por eles. Pra sempre!

#terceirão #ensinomedio #ciclos #despedida #vestibular #recordação


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Colégio Augusto Laranja

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos