O JOGO VIDA

O JOGO VIDA

O filme "O Homem que mudou o jogo", que assisti no Netflix recentemente, inspira este texto porque, além das belas reflexões que passa a respeito de gestão, liderança, comprometimento, observação, foco nos objetivos, relacionamento humano e, principalmente, acreditar nos sonhos e não abandonar jamais os nossos valores, inicia com uma frase profunda e impactante que diz: "É Inacreditável como sabemos pouco do jogo que jogamos a vida toda".

A citação é cirúrgica, atingiu a minha alma, trouxe emoções e infinitas inquietações porque realmente, analisando de maneira fria, acordamos todos os dias impulsionados pelos nossos sonhos e objetivos, sejam eles quais forem. Uns vão procurar ser profissionais melhores nas respectivas áreas de atuação; outros vão querer cuidar da saúde, relegada a um segundo plano por questões diversas; existirão aqueles que apenas objetivam harmonia interior, paz e amor no seu dia a dia; há os que apenas querem se relacionar melhor com familiares ou parentes, e por aí vai.

Enfim, quando nos levantamos nas primeiras horas do dia para jogar o jogo da vida devemos analisar nossos jogos anteriores e indagar: Por que será que não estamos jogando o jogo da vida da maneira correta? O que está faltando para atingirmos melhores resultados? Por que estamos sempre falhando nos lances familiares, profissionais, na saúde e em outros setores das nossas vidas? Por que a mágoa, o ressentimento, o erro, a omissão, vão se repetindo de maneira tão constante, mesmo com os nossos treinamentos diários e "tentativas" constantes de acerto?

Alguns dirão que somos humanos e erraremos sempre! Ok! Isso não deixa de ser uma vertente digna de análise. Mas é honesto utilizar esse tipo de desculpa se os erros continuam sendo exatamente os mesmos? O nosso treino diário deve ser focado no que precisamos melhorar ou apenas devemos aprimorar no que somos acima da média, para nos colocarmos em um "patamar de excelência", quando fazemos um golaço e continuar errando e errando e errando os penaltis, as jogadas decisivas no jogo da vida?

Por isso que quis dividir esse texto com vocês. Observo a minha trajetória e vejo que, por vezes, faço lances geniais (em determinadas áreas) no jogo da vida e, em outras partidas faço jogadas medíocres, que envergonham a mim. Até porque, no final das contas, não importa se os comentaristas de plantão vão nos elogiar ou nos criticar. O que interessa mesmo é termos a consciência, a clareza e a honestidade de sabermos no que precisamos melhorar e "como?", "como?", "como?" vamos treinar diariamente para suprir essas falhas.

Temos que agir com novos lances de superação. O caminho é esse! Caso contrário, teremos que esconder nos vestiários das nossas mentes as infelizes e covardes jogadas repletas de fraquezas e recheadas de culpa?

Vamos refletir?

Até o próximo texto!

Joao Mendes

C-Level / Operações / Vendas / Logistica / Conselheiro / Consultor

4 a

Excelente !

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos