O LEGADO DE UM LÍDER
- O dicionário nos traz alguns significados relevantes sobre o termo "legado", entre eles: quando um bem, ou vários bens, são deixados para outra pessoa que não é herdeira, quando o proprietário original falece, então ele deixa todo, ou parte, do seu legado para alguém, que pode ser da família, ou não. Essa pessoa é conhecida como legatário.
- Bom, mas vamos falar de ambiente corporativo e o que eu realmente considero ser um legado quando o assunto é LIDERANÇA. O maior legado que um líder pode deixar para a sua equipe e que eu valorizo e reconheço é o seu LEGADO INTELECTUAL. A sua maior referência está em seu comportamento profissional, em como soube conduzir a execução dos processos internos, o atendimento das demandas das áreas parceiras e principalmente no que diz respeito a gestão de equipe e o conhecimento compartilhado. Muito mais do que a relação de trabalho, mas o fato de ser lembrado como aquele que te impulsionou a ter novas atitudes e soube moldar o time para a busca constante de novos aprendizados e a prática dos valores organizacionais, sem que você abra mão dos seus valores pessoais.
- Legado não é o que o LÍDER fez com relação a processos, mas a sua CONDUTA PROFISSIONAL e ÉTICA no que diz respeito as PESSOAS. Mas o mal exemplo, também pode ser um bom exemplo? Sim, eu concordo, porém, não é vital ter memórias negativas de quem não contribuiu em nada para a sua carreira. Líder é aquele que proporcionou o seu autodesenvolvimento, que em momento algum ele precisa lhe dizer "Eu fiz", porque o que irá prevalecer é o seu comportamento, o fazer no dia a dia, irá demonstrar isso, sem autoafirmações.
- O Líder precisa ter todas as respostas para direcionar a equipe? Não! Ele precisa é ter inúmeros questionamentos, para estimular sua equipe a buscar essas respostas, assim ele conseguirá desenvolver o time para a postura cada vez mais estratégica, incentivando a equipe ir além das suas responsabilidades diárias. Reconhecer as contribuições de cada um e implementar o que se é planejado e o senso de justiça poderiam ser uma missão de todo líder. Estabelecer regras claras, saber o que se espera de cada um é fundamental para o crescimento de todos. O líder é aquele que tem transparência em suas relações. Eu gosto de encarar os problemas e imprevistos como desafios, isto me motiva . Mas é preciso ter a calma necessária para analisar o cenário e propor soluções.
- Esse texto que eu escrevo e compartilho com vocês, não é embasado em teorias, tem fundamento apenas das minhas poucas e ricas experiências vivenciadas na prática, de alguns anos de trabalho. Onde me traz diariamente lições aprendidas, mas principalmente o que eu realmente acredito ser o ideal, mas sempre com a resiliência para lidar com diferentes momentos e pessoas. Eu, Silvana Pereira, não tenho o direito de mudar ninguém, mas eu posso adotar o que eu de fato acredito ser o melhor, para que prevaleça sempre, o respeito mútuo, a cumplicidade de equipe e claro, a busca incessante para o RESULTADO DO NEGÓCIO.
- Antes de tudo eu considero na minha vida pessoal e profissional que eu lido diariamente com PESSOAS e por elas eu sempre terei o zelo e o cuidado para atuar. Para os imprevistos é muito importante administrar os primeiros impulsos, escolhendo uma resposta emocional mais adequada, impactando positivamente na atuação com os colegas de equipe. Ter a capacidade de exercer o controle razoável sob suas respostas, nos envolve menos em conflitos e nos ajuda a manter uma relação mais estável e saudável com os outros.
Silvana Pereira - Analista de T&D Sênior na DEKRA Brasil.