O limiar da felicidade
Estamos passando por tempos difíceis, não que no passado os tempos tivessem sido mais leves e fáceis. Afinal, cada um sabe o quanto intenso, para o bem ou para o mal, é o momento que se vive.
Mas quero descrever uma situação que, infelizmente, tem sido muito comum entre nós nos dias de hoje:
Imagine você que os seus dias não têm sido muito bons, você tem se sentido muito cobrado e cansado, uma leve, mas insistente dor de cabeça vem te incomodando há dias. O seu filho não está muito bem com os estudos, seu cônjuge, devido ao trabalho, está distante e um tanto indiferente com as suas necessidades emocionais. O seu próprio trabalho se tornou desgastante, está com muito trabalho e com muitos problemas para solucionar, e parece que todos estão na mesma situação que impossibilita você poder pedir ajuda a alguém. Além disso, a situação política e econômica do país está um caos, preços subindo, muitas contas para pagar, dívidas, e o dinheiro sempre no limite. Seus pais, já idosos, apresentam muitos problemas de saúde exigindo muita atenção e presença constante, e toda essa responsabilidade cabe somente a você, já que seus irmãos e irmãs moram em outro país. Esse é o momento em que você mais precisa ser forte e ter disposição, mas parece que tudo conspira para piorar ainda mais esse cenário que já é tão desalentador...
Bem, qualquer semelhança não é mera coincidência.
Estamos mesmo vivendo tempos difíceis e complexos, e muitas vezes nem conseguimos enxergar saídas para isso tudo.
Fadiga física e mental
Além disso, todo esse cenário nos leva, intuitivamente, a nos concentrarmos no negativo e em tudo que pode dar de errado. E, esse padrão de pensamento tende a piorar ainda mais as coisas, pois nos faz esquecer todas as coisas boas e os momentos alegres e felizes da vida.
Diante disso tudo, sugerir alguma forma de contornar ou melhorar suas emoções e sentimentos que possam refletir positivamente no ambiente a sua volta parece até uma afronta.
No entanto, quero lhe dizer, aliás, preciso lhe dizer que fazer nada ou deixar as coisas acontecerem por si só, não me parece uma alternativa sensata. É preciso fazer alguma coisa agora e que, efetivamente, contribua para te tirar desta fadiga física e mental antes que seja tarde.
Primeiro quero lhe dar uma informação importante que será útil para te tirar desse imbróglio...
Toda vez que nos sentimos cansados, desanimados e desmotivados é porque a nossa energia está se esvaindo. É como uma lanterna com as pilhas fracas, a luz vai ficando fraca e quase não ilumina nada.
Portanto, é preciso trocar ou recarregar as pilhas da lanterna para ela poder, novamente, iluminar bem o caminho.
Mas, como fazer isso? Como recarregar nossas baterias?
Não vou listar nada que seja muito trabalhoso consumindo ainda mais o seu tempo já tão escasso e comprometido. Contrário a isso, vou sugerir a você coisas simples, e que certamente você já sabe, mas devido à fadiga mental, te impossibilita de pensar e refletir sobre.
Vamos lá!
Dormir bem!
Não há nada melhor para recarregar as baterias do que uma boa noite de sono.
Contudo, diante de situações difíceis, o sono e o descanso são as primeiras coisas a serem impactadas. Mas, é aqui que você deve investir a maior atenção.
Recomendados pelo LinkedIn
Segundo o Instituto do Sono, uma boa noite de sono começa com bons hábitos diurnos, alimentação saudável, ingestão de líquidos, atividades físicas, relacionamentos amorosos, bom humor, boas companhias, boas conversas, enfim. Talvez, quase tudo que está difícil de conseguir neste momento, mas vale ser mencionado, certo?
Então, dentre as coisas citadas acima, procure aquelas que forem possíveis fazer, se conseguir parte delas já será muito bom. Aos poucos, outros elementos farão parte da sua rotina.
Mas, tem coisas simples que é possível fazer sem grande esforço. Por exemplo: alimentação mais leve e saudável, mas nunca antes de dormir; ingestão de líquidos, principalmente água, evite bebidas alcoólicas e refrigerantes neste momento; tente definir sempre um mesmo horário para ir dormir; evite agitações e dispositivos eletrônicos antes de ir para a cama; invista em um ambiente calmo e tranquilo, e se possível, com pelo menos 8 horas de sono, ou o máximo que conseguir.
Energia renovada significa mais disposição e melhor avaliação de cada situação a sua volta.
Hormônios da felicidade
Já ouviu falar?
Pois bem! Quimicamente falando, nosso corpo produz hormônios que nos dão a sensação de leveza e felicidade, entre eles estão: serotonina, dopamina, endorfina, ocitocina e anandamida. O mais relevante deles é a serotonina, um neurotransmissor que é responsável por regular o sono, a frequência cardíaca, o apetite, o humor e a memória. Ou seja, nos faz sentir bem!
A melhor maneira para estimular a produção de serotonina, sem recorrer a remédios, é através da atividade física, principalmente as aeróbias, como: corridas, ciclismos, natação, e outras.
Pois é, entendo que no ritmo que está sua vida atualmente isso seja mais difícil, mas vale cada minuto de exercícios físicos que puder inserir em sua rotina. Além disso, e que talvez seja mais fácil, procure por lembranças alegres e positivas da sua vida, cerque-se de pessoas positivas, procure caminhar por lugares arejados envoltos a natureza, sentir o sol na pele é ótimo nestes momentos.
Outro recurso que pode te ajudar é consumir, sempre que possível, bananas, abacaxi, castanhas, feijão, lentilhas, peixes, chocolate amargo, entre outros. Estes são alimentos ricos em triptofano, um aminoácido que precede a serotonina.
Tudo isso ajuda na produção de serotonina, consequentemente, no seu bem-estar!
Em suma, talvez não exista nada que possa evitar os maus bocados na vida. Afinal, a vida é feita de momentos bons e ruins, faz parte!
Entretanto, já que o nosso objetivo de vida é o de buscar a felicidade o máximo possível, cada pequena coisa que a gente puder fazer será bem-vinda.
Queremos mesmo é ter uma vida calma e tranquila, por isso, buscamos incessantemente viver com a saúde física e mental equilibradas. Queremos ter bons e saudáveis relacionamentos sociais, profissionais e amorosos. Desejamos que as pessoas que amamos estejam sempre bem e que não nos falte nada de importante.
Nós somos assim, qualidade de vida e felicidade são os nossos maiores objetivos.
Então, vamos a eles, mesmo nos momentos difíceis!
E assim, me despeço desejando que possamos ter uma vida longa, próspera e poderosa, imersa em bem-estar, qualidade de vida e realizações.
Mas, não me perca de vista!
Eco-Empreendedor Colaborativo
1 aÂngela Miranda, um abençoado mês de Setembro. Parabéns 👏!!! Brilhante 🌟 iniciativa!!! Gratidão 🕊️♥️🕊️☺️♥️😊🕊️♥️🕊️!!! Gilceia Maria dos Santos Guedes 🕊️♥️🕊️☺️♥️😊🕊️♥️🕊️ João Batista R. Bora Surfar a Melhor Onda 🕊️♥️🕊️🌊🕊️♥️🕊️ das Nossas Vidas!!! Somos Construtores do 🕊️♥️🕊️ Amor 🕊️♥️🕊️!!! Bora Transformar a Vida das Pessoas 🕊️♥️🕊️👥🕊️♥️🕊️👥!!! Planeta Terra 🕊️♥️🕊️🌍🕊️♥️🕊️ - Brazil 🕊️♥️🕊️🇧🇷🕊️♥️🕊️ - Espírito Santo 🕊️♥️🕊️ - Minas Gerais 🕊️♥️🕊️ - Juiz de Fora 🕊️♥️🕊️ - Vitória 🕊️♥️🕊️🏅🕊️♥️🕊️ 🙏🇧🇷🕊️♥️🕊️☺️♥️😊🕊️♥️🕊️🇧🇷🙏
Gerente Regional | Gerente de Vendas | Especialista | Estrategista
2 aMuito bom esse texto. Gostei do comparativo com a luz da lanterna. Realmente se deixarmos o desânimo dominar nossa mente e corpo. Para isso precisamos produzir as substâncias da felicidade.
Professora | Mentora | Coach | Conselheira de carreira | Consultora | Ensino | Educação | Desenvolvimento Humano e Organizacional
2 aExcelente reflexão Ângela Miranda e dicas de como se cuidar e prestar atenção em si, o autoconhecimento ajuda muito!
Coronel na PMMG - Policia Militar de Minas Gerais
2 aÉ isto aí, Ângela!... Todos nós somos impulsionados por dois combustíveis, considerados essenciais em nossas vidas: a busca da felicidade e a realização pessoal. Porém, acompanho o pensamento de que não podemos nos esquecer que a "felicidade não é um fim em si, e sim uma conseqüência do jeito que levamos a vida. As pessoas que procuram receitas e respostas complicadas para ela acabam perdendo de vista os pequenos prazeres e alegrias". Parabéns por suscitar mais uma reflexão!!!... 👏🏽👏🏽👏🏽
Head Comercial na HG Recursos Humanos
2 aÂngela Miranda palavras que tocam, nos fazem pensar que pequenas coisas que fazemos, como andar de bicicleta por exemplo, podem nos trazer felicidade. Um grande beijo