O Mínimo que Você Precisa Saber Sobre o Controle Integrado de Pragas.
O Controle de Pragas faz parte de um pilar importante para garantir a segurança e saúde da população nos mais diversos seguimentos, como: Indústrias, hospitais, restaurantes, residências, agronomias e etc. Nesse artigo, irei discorrer sobre os principais pontos dessa área, já que o tema é muito rico de informações e gera um debate amplo.
Em primeiro lugar, precisamos entender o que são pragas e como elas se comportam. A praga é como um surto de determinadas espécies nocivas ao desenvolvimento agrícola ou que destroem a propriedade humana, desequilibram os ecossistemas, ou que provocam doenças epidêmicas no homem ou em outros animais.É importante dizer que nem todo animal que você irá encontrar no seu ambiente de trabalho ou doméstico será considerado praga, e o seu tratamento talvez não aconteça da forma como você queira.
Estes animais buscam o que chamo de: Os três “As”. Que são: Água, Alimento e Abrigo. Se você mantiver o controle ou até mesmo extinguir esses princípios, com toda a certeza, o aparecimento desses visitantes indesejados será bastante reduzido. Veja bem, você terá muita dificuldade em impedir que não apareça nenhuma praga na sua casa ou na sua empresa.
Existem três tipos de controle conhecidos como "barreiras", que irei listar, são comumente usados nos estabelecimentos com sua devida responsabilidade.
Barreira Química
Possa ser que esse seja o mais conhecido método de controle, garante eficiência, rapidez no tratamento, ótimo custo-benefício e possui uma gama de produtos para as mais variadas pragas, há exemplo de: Inseticidas, bloco ou gel comestível. Seu ponto fraco é que precisam ter registro em órgãos fiscais, precisa usar dosagens para evitar risco a saúde humana e animal, seu uso deve estar sempre acompanhado de EPI’s para quem for aplicar o produto, deste modo, a contratante deve estar atenta a esses requisitos.
Barreira Física
São essenciais, diria até que mais que uma barreira química, a depender do estabelecimento, é inadmissível não existirem barreiras como essa. Em muitos casos são simples de fazer, como tampar buracos na parede, colocar ralos em bueiros, ou fechar brechas na porta. Entretanto, seu uso pode precisar de manutenção e a depender do local, a sua instalação pode gerar alto custo.
Barreira Biológica
É mais utilizada em centros urbanos, aeroportos e principalmente, na agronomia. A engenharia genética e biotecnologia são trunfos importantes para garantir que insetos que destroem lavouras nasçam com alguma anomalia genética ou que gerem uma quantidade “x” de prole deficiente, dessa maneira, sendo predadas facilmente ou não atingindo à fase adulta com vida. O uso de predadores naturais, a exemplo de aves de rapina para captura de pombos, roedores de pequeno e médio porte e até mesmo morcegos, já é uma prática conhecida.
É importante lembrar que dentro de uma empresa, todos os colaboradores devem estar treinados sobre como o CIP (Controle Integrado de Pragas) funciona e capacitados para agir de maneira adequada ao avistar uma praga, seu vestígio ou prevenir o seu aparecimento, já que o serviço precisa ser executado com a colaboração, também, do cliente.
Existe uma pergunta que muitos fazem: Por que não se podem exterminar as pragas? E a resposta é que: As pragas são seres vivos que fazem parte de um ecossistema, e a sua erradicação causaria um impacto no meio ambiente onde elas vivem, isso não significa que você não possa ficar longe delas, é claro, mas é por isso que ao invés de “extermínio”, chamamos de “controle”.
AUDITOR INTERNO DAS NORMAS ISO 9001 ISO 14001 E ISO 45001/ AUDITOR DA NORMA RDC 665/03/2022
3 aParabéns!!! Muito bom amigo João!
Técnico de Laboratório | Analista Química | Analista de Controle de Qualidade | Microbiologista
3 aParabéns pelo conteúdo, João Neto. 👏🏾👏🏾👏🏾