O marketing é venda de sonhos...e o sonho comanda a vida.
Hoje, pela manhã, recebi uma notificação de uma empresa que apresentava seu produto da seguinte forma: "Viver ou sonhar?". Com isso, veio a premissa de uma afirmativa simples... e assim, decidi escrever a respeito, já que nossas vidas giram em torno de tudo que é propagado, divulgado, informado e viralizado, ou seja, nós consumimos, a todo instante, marketing!
O marketing - de abreviatura conhecida ‘mkt’ - é uma atividade que cada vez mais vai ganhando força, visibilidade, empoderamento e familiaridade mesmo com quem não lida diariamente com esta área. Anda de mãos dadas com o vital (e cada vez mais inovador) empreendedorismo. Suas técnicas e o seu vocabulário abrangente envolve-nos a uma apaixonante ação de persuasão e extravasão. Após ler o livro Fundamentos de Marketing, dos autores Bruno Ferreira, Humberto Marques, Joaquim Caetano, Luís Rasquilha e Miguel Rodrigues, consegui afirmar muitíssimo bem, que "o marketing não é simplesmente uma técnica. É criatividade, é venda de sonhos. E sonhos comandam a vida”.
Dentro do marketing, vemos por exemplo, a importância do marketing social na resposta que pode dar à empregabilidade, em tempos atuais, de desemprego e de pobreza. O mercado de trabalho deve estar aberto a todos, mas nem todos têm as mesmas ou iguais oportunidades nem acesso inclusivo de integração e/ou reintegração. Portanto, as finalidades deste tipo de marketing neste âmbito social fundamental do emprego são: desenvolver a autoconfiança, a autonomia, a consciência crítica e a responsabilidade dos públicos desfavorecidos face aos problemas de exclusão que enfrentam, para que sejam eles próprios a promover o marketing pessoal das suas capacidades e saberes profissionais, num contexto de controle acrescido sobre a vida e sobre o seu futuro, num quadro de cidadania ativa.
Dessa forma vemos que a crescente democratização da sociedade, em que todos devem ter lugar, exige a desmistificação de preconceitos e de ideias feitas e requer o desenvolvimento de um vasto leque de ações de promoção social e profissional, centradas em casos de sucesso, e fazendo recurso a estratégias de comunicação que lhes forneçam notoriedade, visibilidade e aceitação em contextos sociais e profissionais muitas vezes adversos. Mas, ao fazer uma pesquisa mais aprofundada, o que deve ser e explanado e explorado quanto ao conteúdo e essência do marketing em si é: conceito de marketing (em sua universalidade); história do marketing (em sua essência); axiomas do marketing (através de uma célebre frase que diz: "Inovar é crescer".; efetivação da manutenção das chamadas "regras de ouro do marketing", com base na antecipação, vigília e ousadia, evitando assim a miopia do marketing; análise global do marketing (mercado, empresa e mix); valorização dos recursos humanos e do capital intelectual e, principalmente, testar, testar e testar.
Portanto, podemos concluir, que vender é o objetivo primeiro e último do marketing, seja uma venda física, intelectual, pessoal ou produto que se quer difundir, ela pode ser de carácter material ou ir muito para além disso. Pode ser uma ideia, um projeto, uma estratégia, um sonho, uma ambição.