O meu Feedback
Hoje quero falar um pouco sobre feedback, uma palavra, um conceito, muito utilizado nas ferramentas de gestão de pessoas. O significado é simples:
Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a um determinado pedido ou acontecimento.
Eu tenho muita dificuldade em estabelecer um limite entre fazer um alinhamento com meu liderado e fazer um feedback, existem muitas dicas e passo a passo de como fazer um bom feedback, mas talvez falte como tratar o aspecto humano do feedback. Não consigo usar de uma única receita para todos os meus liderados. Hoje vou listar e comentar as minhas dúvidas e crenças sobre feedback:
- Avaliação de desempenho X Feedback - O feedback que faço com meus liderados não tem como objetivo avaliar seu desempenho, utilizo deste momento para alinhar conceitos, modelos e práticas de trabalho, aproveito para sugerir caminhos a serem perseguidos e testados e para ele experimentar outras formas de gestão.
- Frequência de Feedback - Não tenho uma frequência estabelecida, faço sempre por oportunidade, quando acredito que é necessário restabelecer a vontade do liderado pelo novo, pelo desafio e pela alegria em fazer parte da nossa equipe. Outra situação é quando o liderado deseja receber o feedback.
- Tipos de Feedback - Existem 4 comuns:
- Positivo
- Corretivo
- Insignificante
- Ofensivo
- Eu acredito somente em um tipo de feedback o Motivador, este utilizo para demonstrar que o momento do feedback não é de avaliação de desempenho e ou resultado, o nosso momento de feedback é para trocar experiências, fortalecer a gestão, eliminar magoas, tiramos duvidas, apresentarmos crenças e valores.
O feedback deve fortalecer a amizade, lubrificar as engrenagens e criar novos elos da mesma corrente.
Acredito que o óbvio precisa ser dito:
Então vamos lá, para o feedback é necessário, transparência, integridade, verdade, vergonha, alegria, sinceridade, coragem , necessidade, disposição e lealdade.
Enfim compartilho com vocês mais um estágio da minha busca em ser o líder da minha equipe.
Feedback só faz quem ama o que faz
Napoleão Amorim Junior
Agência Digital Clock
8 aParabéns pela abordagem. Feedback pode construir ou destruir um relacionamento líder x liderado. Quando utilizado com respeito, de maneira positiva e motivadora, pode transformar a visão do liderado quanto ao líder, ao negócio, e à função desempenhada. Corrigir rotas estratégicas e orientar na correta, via feedback, de maneira assertiva é que faz a diferença em grandes líderes. Mostrar o caminho e ser inspirador é o grande diferencial de líderes, que se destacam no mercado por pensarem no lado humano do liderado e não apenas como mais um número dentro da organização e, amarem o que fazem.
Gestora de Recursos Humanos
8 aotimo.
Head | Gerente | Diretor | Transportes | Projetos de Logistica | Supply Chain | Inovação e Automação | Gestão de Pessoas | Gestão de Sistemas de Logistica e Transportes| Logística
8 aPerfeito. Acredito que a principal função do feedback seja motivar o funcionário, para continuar dando resultados positivos (sendo reconhecido) ou para corrigir os erros e orientá-lo na direção dos acertos. Sempre com respeito e consideração, afinal de contas, ninguém erra porque quer. Normalmente a maioria dos erros são cometidos por falta de conhecimento. Antes de julgar, devemos investigar os motivos e justificativas que levaram ao erro. Depois disso, teremos condições de buscar as soluções mais adequadas.
Administrador, Consultor em Gestão Empresarial, Professor de Graduação e Pós-Graduação, Palestrante e Mestrando em Gestão em Tecnologia Ambiental.
8 aExcelente tema abordado em seu artigo. Para liderar pessoas, precisa inicialmente gostar de gente e sobretudo ter paixão no que se faz. O Feedback quando bem utilizando, é uma poderosa ferramenta para desenvolvimento e crescimento das equipes. Parabéns Napoleão por compartilhar o seu conhecimento. Um forte abraço.
Engenheiro de produção | Gerenciamento de Projetos | Engenheiro de Processos | Black Belt | Engenheiro de Suprimentos | Power B.I
8 aMuito bom o artigo. Parabéns por estar sempre compartilhando coisas boas sobre gestão.