O mundo precisa mais do que nunca da nossa alegria
Ouço diariamente muitas pessoas. Pacientes, clientes, candidatos em processos seletivos, coachees, participantes de treinamentos, amigos, filhos, família.
Por ser muito observadora, “escuto” também, o mundo ao meu redor. Pessoas por quem passo na rua, com quem interajo rapidamente no ambiente público.
Não lembro de, em algum momento anterior, ter percebido tantas pessoas tão “a flor da pele” ao mesmo tempo. Tantos com a estima tão profundamente abalada. Cansados. Impacientes. Perdidos. Jogando a toalha.
São muitos os desempregados. Os endividados. Os solitários. Os desesperados. Os que tentam se reinventar. São muitos os descrentes de si, da vida, do futuro. Os irritados. Os deprimidos. E muitos desses muitos, com filhos. E sem força alguma para o “cuidado” com os mesmos. Que estão sendo arrancados da infância e amadurecendo a galope.
Como e o que eu posso fazer para amenizar a dor dessa pessoa que passa na rua por mim com um olhar tão triste e distante? Sempre podemos algo. O simples fato de tirar um pouco o foco da minha dor e ser capaz de olhar a dor do outro e ajudá-lo, já me fortalece emocionalmente. Movimenta energia. Cria possibilidades.
Alguns de nós fomos presenteados com mais flexibilidade que outros. Com mais força. Mais teimosia, quem sabe. Que permitem passar melhor por momentos de crise. E sair desses momentos reinventados e fortalecidos. Outros não.
Urge deixar qualquer tipo de julgamento de valor de lado e exercitar a generosidade. Principalmente no olhar. Não nos cabe levantar causas e julgar uns aos outros. Condenar-nos. A crença de que “cada um faz o melhor que pode no momento” é mais que necessária hoje pra trazer um pouco mais de leveza, beleza e solidariedade ao mundo.
Uma troca de experiência, um exemplo inspirador, um olhar incentivador. Um café. Um chope. Uma mensagem. Alguns minutos do seu dia! Umas horinhas com o filho da sua amiga que não tem com quem deixá-lo e está no limite. Precisando de um momento pra si. Um “escambo” profissional.
E principalmente, o seu sorriso. A alegria que você tiver. O mundo precisa mais do que nunca dela! Alegria contagia e é um santo remédio. Não acaba quando é usada. Ao contrário, quanto mais partilhada maior fica!
Façamos um compromisso com o mundo essa semana. Que cada um de nós alivie a tristeza, dor, sofrimento de pelo menos três pessoas com quem interagir. Sem julgar, adiar ou economizar. Divida as suas experiências para contagiar a mais bem intencionados. Podemos contar uns com os outros?
#serdobemfazbem #euacreditonummundomelhor #gentequegostadegente
---
4 aEsta postagem é de 2017 ... mas é tão atual ! Uma boa meta para 2020, 2021, 2022, ... !!!
Comercial | Analista | SDR | Closer| Inbound | Outbound| B2B | B2C | Customer Experience | Venda Consultiva | Prospecção | Bilíngue
5 aAmei! E tenho muito orgulho você ter sido minha gerente de RH!