Padrões, Escolhas e Possibilidades
Por Stella Dapuzzo - Dez/16
Nosso livre-arbítrio nos permite escolher, entre inúmeras possibilidades, que caminho seguir. E esse caminho nos leva a outras tantas possibilidades, para as quais fazemos escolhas. O resultado desse emaranhado de possibilidades e escolhas vai definindo nossa vida e destino.
Será assim mesmo? Somos realmente tão protagonistas?
Sempre fui muito independente. Ainda criança já não gostava de interferências na minha vida. Por isso, sempre dividi muito pouco – e com muito poucos - os meus sentimentos e questionamentos internos. Sempre fiz as minhas escolhas e tomei as minhas decisões ouvindo o meu coração. Acreditava que dessa forma não tinha como dar errado. Só que, algumas vezes, minhas escolhas deram errado! Foi quando percebi, ha alguns anos atrás, que eu não era tão boa assim em fazer escolhas. Que muitas vezes havia escolhido não o melhor caminho, mas caminhos que inevitavelmente não me levariam aonde eu, racionalmente, queria chegar.
E comecei a observar/analisar as escolhas que havia feito. E as novas escolhas que se apresentavam. Percebi então que os nossos padrões - as nossas crenças - permeiam não apenas os nossos comportamentos, mas, principalmente, as nossas escolhas. Por isso alguns resultados – positivos e negativos - inevitavelmente se repetem na nossa vida.
Se tivermos abertura, flexibilidade e coragem suficientes para observar o que está por trás dos nossos processos de escolha, podemos aprender muito a nosso respeito. Descortinar marcas da infância. Afastar fantasmas que não deveriam mais nos acompanhar. Nos reconciliar com a vida. E o melhor: ampliar nossas possibilidades de fazer novas escolhas. Assertivas e alinhadas com a alma e com o coração. Escolhas diferentes. Que nos levem a caminhos e resultados diferentes. A experimentar a vida nas suas diversas possibilidades. Não mais reféns de um mecanismo lindo na infância, quando precisávamos dele, e tirano na vida adulta – quando nos leva o que temos de mais precioso, sem percebermos.
Estamos a beira de um novo ano. Melhor momento para uma análise sincera, de perto, dos nossos processos de escolha. Comece observando apenas uma crença sua. Pequena que seja. E se comprometa a questioná-la. Deixe-a ir. Atualize-a!
E ao invés de desejar que seu 2017 seja lindo, construa-o! Permita-se um 2017 realmente diferente! Faça deste o melhor ano de sua vida! Com a sólida estrutura de escolhas o mais livres possíveis de crenças limitantes! De escolhas o mais livres possíveis do seu passado!
Viva novos caminhos! Novas escolhas! Novas possibilidades! Viva a pessoa que você é hoje! Viva 2017!
Contadora na Escola Alem
7 aAdorei!