O novo ENSINO e o ambiente PROFISSIONAL
“Uma adaptação é qualquer característica ou comportamento natural evoluído que torna algum organismo capacitado a sobreviver em seu respectivo habitat. Podem ser anatômicas, fisiológicas ou comportamentais”.
A tecnologia e a quarta revolução industrial prometem modificar o status quo de como as sociedades estão organizadas. Bitcoins não pedem autorização de governos para existirem, as mídias tradicionais parecem "enlouquecer" com as mídias sociais, uma criança de sete anos pode criar designs em ferramentas gratuitas como o Canva, e definitivamente os maiores impactos da mudança de paradigmas acontecem com empresas consagradas. Negócios antes altamente rentáveis estão ameaçados de declínio e até mesmo de extinção. E isto em todos os setores da economia.
Na indústria da educação isto não é diferente. As universidades tradicionais extremamente consagradas no mercado estão tendo que buscar alternativas para se adaptar aos novos tempos. Escolas no mundo inteiro como a Green School na Indonésia, Minddrive nos EUA e Politeia em SP já não trabalham com o mindset tradicional de ensino.
Entre estas alternativas cresce cada vez mais a procura por cursos internacionais de curta duração onde o aluno aprende o conhecimento que está buscando, vive a experiência de uma nova cultura e o resultado é um conjunto de informações que não imaginava descobrir quando se inscreve nos cursos. Esta combinação de competências é que pode fazer a diferença do profissional de sucesso na era do BIG DATA.
Nesse nicho de mercado em crescimento surgem algumas observações importantes. De um lado, o aluno que está buscando estas competências deve escolher a escola certa. Do outro lado, a escola deve buscar parcerias que possibilite ela oferecer um serviço de excelência na logística dos alunos, na metodologia, no conteúdo de sala de aula, nos bons professores (principalmente aqueles que aceitam uma maior intervenção do aluno na construção do conhecimento) e no networking que ela proporcionará aos alunos com o curso no exterior.
Quanto mais as escolas puderam ensinar preparando o aluno para situações reais e que permitam que ele faça diferentes conexões entre todas as variáveis que constituem o aprendizado, melhor. Mais preparado ele ficará.
Nesse sentido, algumas escolas já estão se destacando no mercado, entre elas a Harvest English Institute, escola americana com quatro campus localizados nas cidades de Newark, Long Branch (New Jersey), Orlando (Florida) e Los Angeles (Califórnia) e que há pouco tempo se tornou membro da Brazil California Chamber of Commerce (BCCC) para buscar novos parceiros e aumentar seus negócios no Brasil.
Em recente conversa com o staff da BCCC, o diretor da escola mostrou alguns dos diferenciais da Harvest English Institute. Diferentemente das tradicionais escolas de ensino de idiomas, a HEI prepara o aluno para compreender a cultura e o life style americano. A imersão cultural diária vivida nas aulas permite aos alunos apreenderem sobre a história dos EUA e os motivos que fazem os americanos terem determinados costumes e tradições. Além disso, os alunos podem fazer paralelos com outras culturas uma vez que cada um vem de um diferente país. A escola também possui excelência em relação ao ensino das habilidades tradicionais de escolas de idioma como writing, reading, speaking e listening, além de estar apta a emissão do visto de estudante F1.
Concomitante a "nova era do ensino" estão as competências exigidas pelas empresas atualmente. No ambiente profissional, cada vez mais se fala em inteligência social, pensamento adaptável, competência intercultural, transdisciplinaridade e outros. Diversos estudos mostram a emergência de posições de trabalho nunca antes imaginadas. Estariam as pós-graduações tradicionais preparando os profissionais para essa nova forma de construção de competências?
Apesar de cada vez mais difícil competir no mundo globalizado, parece que as empresas que sempre compreenderam o significado da adaptação Darwiniana continuarão competitivas.
E a sua empresa, já se transformou?
Mariana Boeira - mariana@bthere.com.br - www.bthere.com.br
Co-autor: Rafael Pozas
Colaboração: BCCC: Patrick Benedek e Maya Aloy
--
7 aManda legal para postar na coluna.Bjs
Web3 Strategy at Republic Crypto
7 aMuito bom!!