O novo momento da Automacao Comercial
Lá se vão pouco mais de 20 anos desde que começaram a falar em Automação Comercial, como falamos nos dias atuais. No inicio dos anos 90, o Clipper chegou para dominar o mercado de software para varejo e seus programinhas de gerenciamento, trazendo uma luz no fim do túnel para pequenos e médios empresários, que buscavam uma gestão automatizada.
A queda nos preços dos equipamentos, a diminuição física dos seus tamanhos, além do advento da impressora fiscal, trouxeram para o mercado brasileiro, muitas oportunidades para empresas e desenvolvedores crescerem e demarcarem seu lugar no mercado. Muitas estão aí até hoje - outras não. Mas até quando?
Já tivemos algumas ondas e ciclos nestes 20 e poucos anos, em que mudanças ocorreram, e sempre nas mudanças uma brecha se abre e - vemos que algumas empresas "se perdem" neste momento. E estamos em uma nova brecha.
Acabou a era do famigerado ECF, a famosa "impressora fiscal", onde muitas empresas, cresceram fazendo e vendendo os próprios equipamentos, e outras cresceram vendendo produtos - softwares - para seu uso. Porém estamos migrando para Era da Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor, NFC-e, no varejo. E isto pode ser o fim de sua empresa, ou uma bela oportunidade.
Muitas software-houses demoram para se adaptar as novas obrigações da legislação e se a sua empresa for ágil suficiente, você pode tomar o lugar de seu concorrente neste momento. Clientes estão revendo suas soluções já que precisaram migrar o parque, e com isto portas se abrem para novos competidores. Abra seu olho ! Os dois olhos !!
Este momento também tende a mudar o cenário - e até o market share - de alguns grandes players que se fizeram na venda do próprio equipamento - uma vez que o ECF não é mais o centro da questão - e abre espaço a empresas "puras" de software com soluções mais modernas, tomarem este lugar. E claro, os clientes.
Existem outros pontos, que também são fortes modificadores neste momento, como tecnologia mobile, cloud computing, entre outros pontos importantes que podem definir uma migração de plataforma. Então aproveite, e vá a campo, buscar novos clientes.
Bom, se você está passando por este momento em sua empresa, como fornecedor, e precisa de um apoio, talvez possamos ajudá-lo. Mande-nos um inbox, vamos trocar uma idéia, e mais que tudo, arregaçar as mangas.
Bons Negócios !
Marcio Blak, General Manager, www.VarejoEConsultoria.com.br