O PÚBLICO NÃO AGUENTA MAIS...
Você já pensou em como sua empresa deve “falar” ou em como ela deve aparecer diante do público? Claro que já! É evidente que é uma boa ideia tornar a sua comunicação interessante, distinta, consistente e bem pensada.
Mas poucas empresas se preocupam tanto com o som de sua comunicação. Se logotipos e cores são sua "identidade visual", que tal sua "identidade verbal"?
Há uma enorme oportunidade de usar palavras da mesma forma que usamos pantones e bibliotecas de imagens, para refletir o propósito e a personalidade de sua empresa e se conectar com seu cliente e se destacar na multidão.
Muitas empresas gostam de falar sobre seus produtos, preços e processos. Empresas que lidam com produtos complexos, regulados e intangíveis - como serviços financeiros, saúde ou energia são particularmente propensas a isso. Elas sentem que precisam explicar tudo o que sabem para nos educar.
Porém, marcas de sucesso falam sobre o “eu” do cliente. Apple, por exemplo, não tenta me seduzir com centenas de gigabytes ou como ela tem mais de 40 opções diferentes para me impressionar. Ela fala sobre o sentimento que eu sinto ao usar seus produtos.
O Google não diz como seus algoritmos funcionam ou o quão difícil será encontrar o que nós precisamos. Ele é minimalista, simplesmente nos convida para visitar sua home mostra uma caixa vazia onde podemos descobrir quase tudo o que precisamos.
As empresas que têm uma identidade verbal forte dão apenas informações essenciais, e prometem estar lá "sempre e onde quer que nós solicitarmos os serviços ou produtos deles".
Quando uma marca está bem posicionada através de sua identidade verbal, o público entende e reconhece o que representa, onde se encaixa e por que ela é a melhor escolha.
Uma marca verdadeiramente única não se destaca apenas por sua aparência: a linguagem verbal é um fator importante de diferenciação.
Empresas com identidade verbal persuasiva usam o tom de voz para triplicar vendas e reduzir pela metade, milhares de reais que esperavam perder com reclamações ou tentando explicar o que seu público não quer ouvir.
Marcas líderes enxergam a oportunidade que as palavras proporcionam e as usam de forma maravilhosa e devastadora, para seus concorrentes. As ferramentas que eles usam não são de domínio exclusivo e ultrajantemente bem sucedido, as palavras estão disponíveis para todos nós.
É só aprendermos com o exemplo dos líderes e aplicarmos as lições de forma inteligente em nosso próprio contexto, podemos ter a satisfação de ajudar com sucesso nossa empresa e a nós mesmos.