Grandes histórias acontecem para aqueles que podem e querem contá-las
O panorama dos negócios está mudando rapidamente. As estruturas organizacionais estão mais planas, relatórios mais complexos. Funcionários e clientes estão espalhados pelo mundo.
As pessoas lutando com a sobrecarga de informações. No entanto, os líderes ainda precisam influenciar e persuadir nesse ambiente em constante mudança. E contar histórias lhes dá a oportunidade de fazer isso.
Líderes contadores de histórias têm uma vantagem injusta. Podem recrutar e contratar as melhores pessoas criando uma visão convincente; se envolvem melhor com a imprensa e a mídia, levantam fundos com mais facilidade para o seu projeto ou negócio e fecham parcerias mais rapidamente.
Histórias podem inspirar funcionários a se destacarem, e se envolverem de forma mais eficaz com investidores, comunidades e clientes. Boas histórias nos surpreendem, nos fazem pensar, ficam conosco e nos ajudam a lembrar de ideias coisa que o texto sozinho não consegue.
Como líder, você compartilha histórias que mostram de onde veio o que aprendeu com suas experiências, como evoluiu seu pensamento. Como líder que conta histórias você se torna autêntico, atraente e não tem medo de ficar vulnerável.
Seja você um líder estabelecido, um líder emergente ou interessado em intensificar sua liderança, precisa ter absoluta clareza em seu propósito e estar disposto a repartir sua história com aqueles que conduz.
Pessoas ganham poder através da narrativa por várias razões: uma boa narrativa gera leveza e alegria compartilhadas, as quais, em meus estudos sobre grupos sociais informais, constroem fortes laços dentro das redes sociais. E cria um enorme valor para a organização a um custo muito baixo.
INFLUENCIAR, ENGAJAR E INSPIRAR
Criar uma narrativa autêntica, confiável e convincente é vital para o sucesso de um líder. Histórias são envolventes - falamos informalmente e as pessoas nos ouvem. Elas "captam" o que estamos dizendo e se lembram disso. No entanto, poucos líderes utilizam sistematicamente o poder natural da história no local de trabalho.
O que diferencia grandes líderes de todos os outros? Sua capacidade de reformular seu ponto de vista e contar histórias diferentes. Uma habilidade especialmente importante para empreendedores.
Histórias também nos oferecem perspectivas úteis sobre conflitos que são inevitáveis na vida em grupo, situando rivalidades e discordâncias dentro de um momento e lugar no tempo.
Muitas pessoas adoram histórias, mas poucas contam boas histórias. Fatos e números e todas as coisas racionais que achamos importantes no mundo dos negócios, na verdade, não ficam nas nossas mentes.
Por outro lado histórias persuasivas evocam respostas emocionais. Mas o que torna uma história interessante em um contexto de negócios? E como você pode melhorar sua capacidade de contá-las?
Comece com uma mensagem
Todo exercício de contar histórias deve começar perguntando: quem é meu público e qual é a mensagem que quero compartilhar com eles?
Cada decisão sobre sua história deve fluir dessas perguntas: Qual é a moral central que estou tentando implantar na minha equipe? E Como posso resumir isso a uma declaração única e convincente?
Minhas próprias experiências
Bons contadores de histórias olham para suas próprias memórias e experiências de vida para ilustrar sua mensagem.
Pense em momentos que seus próprios fracassos levaram ao sucesso em sua carreira, ou uma lição que um pai ou mentor transmitiu, qualquer uma dessas coisas pode ser um ponto de ignição.
Realce uma luta
Uma história sem um desafio simplesmente não é interessante. Bons contadores de histórias entendem que uma história precisa de conflito. Existe um concorrente que precisa ser superado? Um desafio de mercado que precisa ser vencido? Uma indústria resistente a mudanças que precisa ser transformada?
Não tenha medo de sugerir que o caminho a seguir será difícil. Nós realmente gostamos de ouvir que vai ser difícil. Líderes inteligentes dizem aos funcionários: Isso vai ser difícil.
Mas se todos nós nos unirmos vamos conseguir algo surpreendente no final. Uma história bem trabalhada embutida com esse tipo de grito de guerra mostra que você não precisa exigir mudanças. As pessoas se tornarão suas parceiras nessa mudança, porque querem fazer parte da jornada.
Mostre, não conte
Ou seja, não conte ao público sobre a história. Coloque-os na cena e deixe-os ver “o filme”.
Gerencie seu ego
Não fique contando somente sobre seus sucessos. O público se relaciona com mais frequência e aprende mais com histórias de “falha.
Adicione algumas reviravoltas
Dê ao seu herói uma meta ou desafio a superar. Adicione lutas. Ele deve superar lutas ou obstáculos para dominar o desafio ou atingir o objetivo.
Princípios à Lembrar:
Esta história está me servindo bem?
Tenha em mente que suas atitudes, perspectivas e até decisões serão formadas em parte pela narrativa que você usa para descrever seu trabalho e sua vida. Essa narrativa está levando você aonde você quer ir? Se não, pode ser hora de uma reformulação.
Esta história inspira os outros?
Como líder, o modo como você molda suas histórias não afetam apenas você. Você tem que entender a importância da narrativa.
Termine com uma resolução que motive seus ouvintes à ação.
Domine esta habilidade básica de contar histórias como primeiro passo para emocionar as pessoas - convence-las a comprar seu produto, criar parcerias estratégicas, aumentar a produtividade, trazer investidores, mudar hábitos ou lançar sua visão. E se firmar como um líder que sabe contar histórias.