O papel do gestor com o colaborador desmotivado
Ao longo da carreira de um gestor, não tenha dúvidas de que ele conviverá com inúmeros colaboradores desmotivados. Cuidado: Um feedback não dado ou dado de forma errada poderá repercutir na carreira de um profissional ou até mesmo fazê-lo desistir da profissão .
Muitos gestores não percebem e não tomam pra si a responsabilidade que este tem como gestor influenciador de pessoas.
Nenhum gestor é perfeito, porém devem todos sim, ter em mente que suas ações e seu comportamento exemplar ou não, formará novos profissionais que se espelharão nele.
Não deveremos jamais atribuir o insucesso profissional de alguém ao outro, porém ao longo de nossa carreira, involuntariamente montaremos o nosso perfil de gestão baseado naquilo que aprendemos com os gestores os quais fomos geridos
Lidar com pessoas não é fácil mas deve ser prazeroso e agregador!
Máquinas são previsíveis, pessoas não. Pessoas são dotadas de inteligência, sentimentos, comportamentos variados e o que as vezes o que pode ser incômodo: Opinião própria.
Como gestor de pessoas e projetos, não é viável o “manda quem pode e obedece quem tem juízo”. São frases clichês e que até hoje ecoam no chão de fábrica. Não devemos ser demagogos, independente das novas teorias do século corrente, há aqueles que dirão que nada mudou nos dias de hoje,está apenas menos declarado.
Existem quatro grandes grupos de temperamento: Sanguíneo, fleumático, colérico e melancólico
Geralmente, cada pessoa tem um ou dois tipos de temperamento que são dominantes, mas todos temos um pouco de todos os temperamentos. Existem ainda combinações de temperamento, por exemplo, colérico-melancólico ou fleumático-sanguíneo e etc.
Independente da predominância de um ou de outro, não devemos nunca perder o tato e a sensibilidade ao lidar com outro, ainda mais em se tratando de um profissional sob nossa gestão.
É bom que se tenha em mente que além do direcionador das atividades do dia a dia, somos também aquele que será lembrado como a primeira namorada(o), o primeiro beijo, a professora do primário e etc.
O Bom é que sejamos lembrados como alguém que contribuiu com a formação profissional e até pessoal de alguém.
Liderança por exemplo e fazer o que se prega são ingredientes básicos para que a carreira de um profissional de gestão e liderança seja bem trilhada.
Ao se decidir por uma carreira de liderança, as vezes teremos que abrir mão do que o outro não abriria, contudo não há maior prazer do que presenciar ou fazer parte da mudança de comportamento e evolução das pessoas.
Supervisor | Técnico | Manutenção | Mecânica | Planejamento | PPCM | Lean Manufacturing | Green Belt Six Sigma | ISO 55001 | Melhoria Contínua
7 aFalou e disse... Um dos melhores gestores com quem tive a honra de trabalhar e aprender... Parabéns pela iniciativa Daniel e continue sendo esse gestor inspiração...