O Plano Tático
Olá pessoal
No texto anterior, discorremos sobre os pilares de um planejamento estratégico e quão importantes são para este a missão, a visão e os valores, estabelecidos pela empresa. Também falamos da importância das analises internas e externas e das forças e fraquezas, para que o planejamento surta efeito, e da importância de indicadores para acompanhar o desempenho e corrigir possíveis distorções.
Mas como fazer isto? É muito complicado?
Bem, eu não diria que é muito complicado, mas talvez um pouco complexo. Entretanto, após decidido a estratégia, acredito que fique melhor, as etapas posteriores tornam-se palpáveis, por tratarem-se das táticas e ações a serem executadas, visando atingir o objetivo (visão).
Vou exemplificar, para ficar mais fácil, usando a NFL novamente.
Uma franquia, escolhe as estratégias de ataque, priorizando o jogo aéreo (lançamento) que o terrestres (corridas), ou um equilíbrio entre os dois, também pode preferir a defesa, centrada no pass rush ou na secundária. Faz a análise do adversário (externa) e própria (interna), e observa se o jogo dele é mais aéreo ou terrestre, se é baseado no ataque ou defesa. Assim pode escolher como neutralizar as forças e aproveitar as fraquezas do adversário, bem como explorar suas próprias forças e minimizar fraquezas.
Se fosse uma empresa, a alta administração diria qual a direção a seguir e a atuação no mercado, para que os concorrentes não se tornassem um obstáculo e se pudesse extrair o máximo que a empresa pode oferecer, agregando valor aos clientes, levando em consideração sua próprias limitações e vantagens, como as limitações e vantagens dos concorrentes. A concorrência faz bem, pois impede-nos de acomodar.
Depois, baseado na estratégia, decide o planejamento tático, como por exemplo, atuar mais no ataque, com jogo aéreo, explorando a fraqueza do adversário na defesa secundária (aquela que fica mais no fundo do campo), ou correndo com a bola pela direita, lado mais fraco do adversário. Também pode preferir pressionar o Quaterback (QB), com blitz (três ou mais jogadores, ao mesmo tempo), tentando derrubá-lo.
Em uma empresa, seria como escolher quais os departamentos terão impacto direto no plano estratégico e de que forma eles irão atuar, definindo as ações que levem ao resultado esperado. Nem toda a empresa estará envolvida diretamente, mas alguns departamentos serão a retaguarda, que darão suporte para o cumprimento e acompanhamento da estratégia. Numa equipe da NFL isto pode ser notado, pela quantidade de pessoas que estão na side line (reserva), eles não jogam, mas estão lá para apoiar o time em suas necessidades.
Os departamentos ajudam a definir quais aspectos deverão ser levados em consideração, bem como estabelecer quais ações deverão ser tomadas, devido a sua gestão estar mais próximas a operação, ou como muitos gostam de falar, na linha de frente do combate. O feedback das equipes operacionais são importantíssimos para que qualquer ação estabelecida, seja factível, pois do contrário poderá determinar desvios de rumo, no planejamento, incontornáveis.
No próximo texto, discorreremos mais sobre as questões operacionais e quais os pontos importantes a serem observados nelas.
Abraços
Marcelo Cardoso