O poder da comunicação e as ações conectadas. (Alguém alinhou com os russos?)
O Poder da comunicação e as ações conectadas.
"Alguém alinhou com os russos"(diretoria, equipes comerciais, concorrentes e até mesmo o cliente)
Reza a lenda que na Copa do Mundo de 1958, na Suécia, o técnico Vicente Feola, em situação antológica, explicou na prancheta a tática para derrotar a seleção da antiga União Soviética: Nilton Santos lançaria a bola da esquerda do meio de campo para a direita do ataque nos pés de Garrincha, que driblaria três adversários e cruzaria para Mazola cabecear na grande área e fazer o gol. Com ingenuidade ou ironia, não se sabe, o nosso Mané Garrincha perguntou: “Seu Feola, o senhor já combinou com os russos?”
O poder das conexões e da comunicação serão os fatores decisivos para uma estratégia de sucesso.
O caminho não é fácil, necessário ter habilidades além das hard skills e ter muita habilidade com pessoas, alinhamentos constantes e KPIs para dar visibilidade, estabelecendo uma governança sobre os projetos.
Ações conectadas não está somente ligada ao que foi definido na estratégia e sim em uma execução consistente.
Quando comparamos uma ação isolada ela pode até trazer resultados e picos no período em que ela acontece, mas será que ela muda comportamento de Sell in, Sell out, Mix, Ticket médio, Frequência de compra ? Ações conectadas não só alavancam o curva de vendas pra cima, mas também mudam o patamar histórico, trazendo um novo comportamento nos indicadores.
Mais que conexões são essas?
Se você é um profissional de Trade que conhece de ponta a ponta os clientes, processos e o comportamento do shopper. Talvez sinta- se seguro para desenhar e executar uma estratégia sem alinhar com os “Russos”, porém a chance de você tirar o potencial máximo de suas ações será reduzido substancialmente.
russos internos: Comercial, Marketing,Trade, Canais, Finanças, Técnicos...
Lembre- se que dentro de sua empresa existem áreas que precisam estar conectadas com seu propósito. Exemplo disso, a famosa tríade composta por comercial, marketing e o trade marketing, áreas com seus objetivos permeados na estratégia.
Imagine fazer uma ação sem alinhar com área comercial e/ou até mesmo desconectado da estratégia de marketing! Certamente vocês terão problemas na execução e menos eficiência no que tange atingir os objetivos comerciais ou até mesmo de consideração de marca por parte do shopper, ou consumidor final.
Recomendados pelo LinkedIn
Quando falamos dos “russos” externos, desenvolver planos de negócio (JBP/JVC), com a coparticipação do cliente aumentam e muito a probabilidade de sucesso de suas ações.
Alinhar com os “russos” sejam internos ou externos te ajudarão a maximizar os resultados, além de poupar muitos aborrecimentos.
Se você está começando na área de Trade Marketing, faça algumas perguntas antes de colocar seu plano para rodar:
1ºEla contribui para que shopper te considere em meio aos demais players, além suprir suas verdadeiras necessidades?
2ºEstá alinhado com as estratégias de Marketing?
3ºEstá ação será relevante para ajudar a área comercial a atingir seus objetivos numéricos e não numéricos?
4ºA ação colabora para o fortalecimento e alcance dos resultados e Indicadores de Trade?
5ºEla é relevante para o cliente (Canal)?
6º Ela traz o Retorno sobre o investimento e melhora a rentabilidade?
Saiba que se as repostas estiverem alinhadas com a sua estratégia, você terá hesito e irá aprender muito nesse processo.
Gostaria de ressaltar que conectar todas as áreas demanda tempo, resiliência e muita habilidade com pessoas.
Não será fácil essa jornada, mas você como profissional de Trade Marketing terá um grande aprendizado e com toda certeza muito mais sucesso com as ações conectadas.
E aí, já alinhou com os russos sua próxima ação?
Senior Product Manager
2 aMuito bom Daniel!! O trabalho integrado com certeza traz mais resultados .