Se a Revenda, se a Revenda fosse minha...
Caro leitor, somos inspirados a todo momento por pessoas, natureza, literatura, música…
E quem me conhece sabe que adoro música.
Inspirado em uma antiga cantiga infantil “se essa rua fosse minha” autor desconhecido em homenagem à princesa Isabel do século XIX.
Resolvi escrever esse artigo sobre o tema: Revenda e se ela fosse minha ( A lógica por traz da parceria ganha - ganha)?
Trabalho com Trade Marketing a mais 15 anos e sempre tive uma certa inquietude, atitude de dono no que tange o meu cliente.
Por diversas vezes em minha trajetória, tive a oportunidade de apoiar varejistas de diversos segmentos: açougues, supermercados e hoje dentro do agronegócio com revendas agropecuárias e esse comportamento continua latente.
Dessa inquietude, nasce a vontade de fazer parte do negócio do cliente, talvez tenhamos nomes mais atuais e rebuscados como CX (customer Experience ou Experiência do cliente), Customer Success(Sucesso do cliente), mas no fim do dia o objetivo é o mesmo, fazer diferente para ele, ser a primeira escolha dele, ter o olhar dele.
Parodiando a famosa cantiga infantil, logo penso: se a revenda, se a revenda fosse minha o que faria para melhorar?
O Segmento de revendas agropecuárias está passando por uma transformação, onde o ponto de vendas(PDV) precisa ser revitalizado, não necessariamente com Pedrinhas de brilhantes como fala a cantiga infantil. Mas com a profissionalização da revenda na melhoria da eficiência operacional, no atendimento e na elevação da experiência de compra ao pecuarista.
Se a revenda, se a revenda fosse minha…
Eu escolheria parceiros estratégicos que me ajudassem de forma imparcial a entregar uma experiência superior aos meus clientes.
Recomendados pelo LinkedIn
Se a revenda, se a revenda fosse minha…
Eu usaria a metodologia de trabalho baseado nos 3 P's do Varejo/Revenda: Pessoas, Processos e Produtos.
No P de Pessoas: Cuidaria tão bem dos meus funcionários para que eles pudessem cuidar bem dos meus clientes. (Parafraseando Richard Branson — Virgin). Investiria fortemente em Capacitação, Reconhecimento e Recompensa, formando pessoas melhores com conhecimento generalista, vontade de aprender, desaprender e aprender sempre.
No P de Processos: Definiria uma governança de varejo, Indicadores além do trivial(Faturamento), até porque o varejo tem muitas variáveis com impactos diretos no layout, sazonalidades, visibilidade, todos eles possíveis serem mensurados e desdobrados a todos que atuam no ambiente de varejo.
No P de Produtos: Faria uma revisão de portfólio, baseado no perfil do cliente, missão de compra, árvore de decisão e buscaria parcerias estratégicas.
Se a revenda, se a revenda fosse minha…
Traz uma conotação de dedicar-se ao outro, imparcialidade, responsabilidade e coparticipação no negócio do cliente, uma parceria genuína que construa pontes indestrutíveis.
Até porque indústrias não deveriam vender para revendas, e sim através delas.
Faz sentido?
As revendas são o elo entre fabricantes e prestadores de serviço, que fazem conexão direta com o produtor(O Shopper).
Na MSD Saúde Animal temos um propósito: melhorar a vida das pessoas a saúde e o bem-estar dos animais. Melhorar a vida de nossos clientes estão conectadas a essa causa. Nós da área de Trade Marketing estamos aqui para ajudar nossos clientes a atingir maior produtividade seja na revenda ou na fazenda.
Agora me diz aí!
Se a Revenda fosse sua, o que você faria genuinamente para ajudar seu cliente a atender bem o seu shopper?
Gerente de Marketing Digital
2 aSempre incrível!
Gerente de Interação com o Cliente at MSD Saúde Animal
2 aAdorável seu texto, no ritmo da música, na profundidade de seu conhecimento, viajei pelo trade!!! E me pus imaginando, e se a revenda fosse minha…
Fundador da Academia Rubens Sant'Anna
2 aMercado repleto de oportunidades! Parabéns pela reflexão
Diretora da Unidade de Negócios de Ruminantes | MSD Saúde Animal
2 aFaz muito sentido Daniel, muito obrigada pela reflexão!!! Gostei demais desta parte: “Até porque indústrias não deveriam vender para revendas, e sim através delas.”, e com o objetivo final de fazer o pecuarista brasileiro ainda mais forte!
Coordenador de Território Virbac
2 aTop a reflexão !