O poder da conexão com seu publico
As pessoas estão procurando por uma conexão emocional. Empresas de sucesso são empresas com uma história. Uma história que é digna de crédito e, ao mesmo tempo, tão inspiradora, atraente e reconhecível que as pessoas desejam identificar-se com ela. Uma boa história une e conecta um grupo variado de pessoas, permite que as pessoas vejam as coisas de maneira diferente, inspira / toca, vincula o passado ao presente, delineia um caminho para o futuro e também é relevante para o mundo externo. Ela conecta seus colaboradores, fornecedores, cliente atuais e futuros, e os engaja na busca pelo sucesso, que deve ser para todos.
Boas histórias narrativas para organizações
Histórias de funcionários: sucessos, ambições, mudanças, paixões
Histórias de CEO: histórias que circulam entre os funcionários, abordagem, decisões bem sucedidas
Histórias de organização: fundadores, espírito pioneiro, busca da perfeição, desejo de originalidade, capacidade inovadora, empreendedorismo
Histórias marcantes: sobre sucesso, contratempos, aquisições, fusões, novas gerências, aventuras estrangeiras, crises e desafios sérios que foram superados
Histórias de produtos: o produto com o qual tudo começou, o crescimento, a marca
Histórias de clientes: a percepção dos clientes é essencial
História da marca
Tocando as pessoas não em suas mentes, mas em seus corações. É isso que faz uma marca forte. Isso pressupõe uma identificação que vai além da qualidade de um produto ou serviço. Funcionários e clientes querem ser tocados emocionalmente. Não com base em uma "estratégia de marketing ou análise de grupos-alvo", mas com uma história positiva sobre a construção de confiança. Faça-os participantes da sua história, faça-os parte da vida da sua empresa e todos irão se engajar.
Trazer valores fundamentais para a vida
Quando os valores centrais da sua organização forem determinados, é quando o trabalho mais importante começa, ou seja, trazendo esses valores para o dia a dia. Os valores são, em si mesmos, palavras que todos podem interpretar a seu modo. Colocar os valores na história dá-lhes direção e significado.
História pessoal
A história mais poderosa é a história pessoal. Quem mais está melhor equipado para narrar suas experiências do que você mesmo! Uma história pessoal sempre se concentra no contexto em que e para quem é contada. Por exemplo, uma festa de aniversário é uma configuração completamente diferente de uma conferência. Idealmente, você, o contador de histórias, é capaz de mudar facilmente durante a sua história: do mental para o emocional, do factual para a percepção, do abstrato para o pessoal e vice-versa.
Conte sua própria história
O poder da história pessoal é: credibilidade. Cria confiança e estabelece uma conexão entre você e seu (s) ouvinte (s). Uma história pessoal transmite quem você é e o que você acha importante. O poder de uma história pessoal e autêntica é que as pessoas confiam em você. Porque eles confiam em você, eles também estão preparadas para confiar mais em sua empresa.
Você pode contar uma história de três maneiras: com fatos, valores ou dizendo algo sobre quem você é. Com os "fatos", você cria menos contato e confiança. A melhor maneira de conectar pessoas é com "histórias de valor" ou "histórias pessoais", e a melhor história é a história que toca as pessoas e que elas querem compartilhar. Uma boa história não apenas intriga as pessoas, mas também as conecta.
Dicas sobre como começar a contar suas histórias
Contar histórias não começa como você fez para ganhar dinheiro, mas sim com empatia pelo que intriga e toca o destinatário. Emoção, autenticidade e credibilidade são essenciais nesse aspecto.
Mostre quem você é contando uma história pessoal. Conte a história que expressa o que você acha valioso na vida ou em sua organização.
Formule uma mensagem central clara: o que você realmente quer dizer? Você também deve contar sua mensagem central de forma direta e clara e não dar uma olhada.
Em sua história pessoal, você deve usar uma estrutura clara e algumas âncoras para a história, além de uma mensagem central convincente.
Evite o jargão. Conte sua história de uma maneira que seja fácil de entender da perspectiva do (s) destinatário (s).
Atreva-se a ampliar detalhes e emoções relevantes que se encaixam na sua mensagem central.
Pratique sua história em um colega, amigo ou membro da família. Verifique como ele se dá conta, se eles o entendem, onde perdem o interesse e incorporam o feedback deles na sua história sempre que possível.
Ouse, crie, reinvente-se e viva plenamente sua vida !