O poder do hábito!
Você tem domínio na gestão do seu tempo? Os hábitos nos direcionam para uma rotina, isso tanto para melhor quanto para pior. O poder do hábito é realizar suas atividades rotineiras de forma eficiente e com qualidade. Vamos partir do princípio que nossa casa é uma extensão para a vida pessoal e profissional. Nossos hábitos nos acompanham a vida inteira e pela ordem cronológica, à medida que o tempo passa vamos amadurecendo e ajustando nossos "pontos". Mudá-los nem sempre é uma tarefa fácil. Mas, pensando no seu objetivo ou na sua meta para alcançar algo, é fácil criar estímulo para atingir. Se você se dedicar na melhoria e evolução que isso vai te trazer, com toda certeza poderá superar os obstáculos. A gestão do tempo está em otimizar suas atividades, e criar disponibilidade para ampliar seus conhecimentos e colocar novos projetos em prática.
Não sei em qual momento da vida você está. Mas, avalie esse momento e tome um papel em nota a grosso modo, quais os seus planos e como pretende alcançá-los. Darei como exemplo meu atual momento. Fui recentemente desligada da empresa a qual trabalhei por 05 anos. Sim, mas esse é assunto para uma outra oportunidade. Enfim, me deparei em uma situação inusitada em minha vida. Nunca havia sido desligada e sempre mudei de emprego pela vontade GIGANTE de desenvolver minha carreira. Contudo hoje meu cenário é outro apesar da minha total entrega. Mas, ciclos se encerram para dar início a outros. Me vendo em um novo cenário como havia mencionado, estabeleci uma rotina com horários definidos e marcados em meu alarme para não deixar de cumprir com a meta estabelecida diariamente. Ou seja;
1. Horário para acordar;
2. Café da manhã;
3. Preparar as crianças para escola;
4. Verificar e-mails;
5. Estudar;
6. Criar conteúdo para o LinkedIn;
7. Treinar na academia;
8. Almoçar;
9. Leitura;
10. Lazer com minhas filhas;
Recomendados pelo LinkedIn
11. Preparar o jantar;
12. Jantar;
13. Colocar as crianças para dormir;
Sim, tudo cronometrado. Você me pergunta: “Por que?”
Porque a vida me impôs viver algo diferente do que vivi durante esses anos. E o que faço com isso?... Vou maratonar Netflix? Vou dormir? Vou me lamentar?!
A resposta é NÃO, vou seguir com um novo plano para atingir minha meta. Sei que há pessoas na mesma situação e trago aqui apenas um jeito de olhar diferente para o que todos chamam de “problema” e eu de “NOVA ROTA”.
Em suma, tenha uma gestão de tempo a rigor. Talvez, seu cenário é diferente do meu e de muitas outras pessoas. Contudo, a vontade de viver em condições melhores é de todos. Então, estabeleça uma rotina que seja possível cumprir dentro da sua realidade e lembre-se que o objetivo é muito maior e vale seu esforço. Com o tempo estará tão comprometido com o resultado que o processo será prazeroso.
Então, reflita na frase que o Mário Sérgio Cortella sempre menciona:
“Dê o seu melhor nas condições que tem, enquanto não tem condições melhores para fazer melhor ainda.”
Rochely Rocha
AWS Certified Solutions Architect | NodeJs, Python, SQL
1 aConcordo plenamente. Sem o hábito o corpo tende a se acomodar, e ao fazê-lo cada dia fica mais difícil de sair dessa zona de contorto. Movimente-se, planeje, execute. É como andar de bicicleta. Se parar a pessoa cai