TEMPO PARA MUDAR UM HÁBITO
Algumas pessoas estão me perguntando por que deixei tanto tempo entre um hábito e outro no meu planejamento? Se são hábitos independentes um do outro, por que não começo todos juntos?
Todo mundo acha que para construir um novo hábito basta 21 dias. MENTIRAAAAA!!!
21 dias é o tempo que leva em média para sua mente conseguir construir uma nova forma de pensar sobre o assunto, uma nova rede de conexões sinápticas.
Hábito é comportamento, é repetição. Ou seja, é ficarmos repetindo aquela ação diversas e diversas vezes até que nossa mente e nosso corpo se acostume com aquele estímulo diferente, consiga se adaptar e comece a sentir prazer na realização da tarefa. E isso demora em média 90 dias. É isso mesmo, 90 dias - 3 meses.
Para alguns comportamentos que temos mais facilidade ou gostamos mais, é mais fácil criar o hábito, podendo demorar menos que 90 dias, ás vezes, apenas 1 ou 2 semanas. Mas para aqueles comportamentos que não gostamos tanto, que não tínhamos habilidade para fazer, pode demorar até mais que 90 dias. Porém, é preciso persistir, pois é aí que mora a superação e traz junto a autorealização, a satisfação pessoal, a autoconfiança de ter conseguido e, com isso uma melhor autoestima e o empoderamento pessoal.
Portanto, como eu quero garantir esse círculo VIRTUOSO na minha vida, resolvi fazer as metas de um jeito que eu não precise de afobação para concretizá-las, que quando eu estiver cumprindo-as me gere prazer e alegria, que eu “tenha tempo” suficiente para fazer as coisas com calma, me concentrando em curtir a tarefa no aqui-agora (nem com a cabeça no passado em coisas pendentes que não fiz, nem em coisas que estão para acontecer se eu não terminar logo o que estou fazendo).
Como essa minha primeira meta pessoal (me exercitar 5 X na semana) eu já estava fazendo alguns meses atrás no ano passado, deixei apenas 1 mês para ela, antes de inserir uma nova meta de hábito a ser transformado. Porque meu corpo já possui lembranças de como se adaptar a essa nova situação de me exercitar 5 X na semana. Então, durante esse mês de janeiro estou me concentrando apenas em organizar minha rotina (horários e atividades) para conseguir acordar cedo e caminhar. Um desafio de cada vez!
Tenho conseguido me respeitar mais fazendo dessa forma, mas porque já tive experiências anteriores que não obtive sucesso. Então, se você ainda não se testou em outras versões de si mesmo, teste-se, descubra como você funciona em cada situação que deseja mudar e crie seu plano para sair de sua zona de conforto e fazer as coisas acontecerem!