O PODER QUE O RISO TEM
Setembro, mais precisamente dia 10, é o Dia Mundial da Prevenção ao suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha do mundo! Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”, mas tomo a liberdade de acrescentar mais um lema, por conta própria, "Escute com os olhos, perceba os sinais que as pessoas emitem e não espere ela pedir ajuda!".
Com a rotina diária não olhamos para as pessoas, perguntamos se está tudo bem já esperando a resposta que está tudo bem. Mas este TUDO muitas vezes não existe! É preciso olhar, observar a mensagem corporal das pessoas. Todos os sinais são importantes, o corpo também fala!
O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e todas as gerações. De acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Um cenário assustador tanto quanto da pandemia que vivemos!
Pressões sociais, desemprego, dívidas, preconceito, álcool, drogas, desilusão, traição, solidão, ansiedade, depressão, etc. São inúmeras as causas do suicídio, mas também são inúmeras as formas de evitar que aconteça.
Peça ajuda, se conheça, desabafe (com as pessoas certas)! Terapias integrativas, psicoterapia, psiquiatria entre tantos outros meios de se autoconhecer e autocuidar são importantes para a prevenção do suicídio e para o cuidado da saúde mental.
E hoje vim apresentar para vocês mais uma alternativa! Você já ouviu a expressão "rir é o melhor remédio?". Garanto que sim! Mas poucas pessoas utilizam esse remédio de fato! Muitas vezes a criação não permitiu que você "mostrasse seus dentes" (como diz Sr. Oswaldo- Conheça o Sr. Oswaldo no primeiro artigo "levante-se"), ou que a demonstração da felicidade ou a própria risada denotasse infantilidade! Não é raro e acontece com frequência!
Mas se você soubesse o quanto faz bem rir, e o quanto o riso transforma vidas e relações... Deixaríamos de lado a cara amarrada, a sobrancelha franzida e a ideia de que devemos ser sempre sérios no trabalho para demonstrar responsabilidade! Defendo o conceito da minha mentora amiga Maryana Com Y 🏳️🌈 que "dá para falar sério sem ser sério"! Ela é humorologista e fala com propriedade que "humor não é piada, é a sensação de bem-estar"!
Eu defendo e sigo este posicionamento além de usar e abusar dos benefícios do humor e do riso!
E por falar em risada, você já ouviu falar na YOGA DO RISO? Pois é! Que rir é uma delícia, todos nós sabemos! Mas que além de ser uma delícia, rir é grátis, e ainda promove diversos benefícios!
Recomendados pelo LinkedIn
A Yoga do Riso é um conceito único onde qualquer pessoa pode rir sem motivo, sem depender de humor, piadas ou comédia. Ela foi criada pelo médico indiano Madam Kataria em 1995 e combina exercícios do riso com técnicas de respiração do Yoga, aumentando a oxigenação do corpo e do cérebro.
Esta prática é para que todo mundo ria mais e mais profundo! O nosso cérebro não diferencia o riso simulado do espontâneo! Você não precisa de senso de humor para rir, pode rir mesmo que não esteja de bom humor, mesmo que não esteja feliz. Durante a prática cultivamos o espírito infantil além de você treinar seu corpo e a sua mente para rir!
Com o riso elevamos o nosso humor (sensação de bem-estar) rapidamente através da liberação de endorfinas (neurotransmissor) e mantemos os efeitos ao longo do dia. Para a nossa saúde, o riso diminuiu os níveis de estrese e fortalece nosso sistema imunológico, fortalecendo contra as doenças.
O riso no ambiente de trabalho é super positivo! Ele conecta as pessoas, ajuda a criar relações mais profundas e verdadeiras, aumenta a oxigenação do corpo e do cérebro, nos deixa mais focado, motivado, criativo e produtivo!
Além de todos estes benefícios, rir é contagiante! Quem nunca riu de uma gargalhada sem nem saber o assunto?!
Então bora dar uma gargalhada hoje?! HAHAHA!
"Não espere adoecer para se ver"
Laura Melaré