O que é Coaching, afinal?

O que é Coaching, afinal?

Muito tem sido falado a respeito de Coaching, tema que está em alta e parece ter se tornado a profissão do momento. A cada dia novos profissionais surgem no mercado se propondo a atuar na área, mas existem muitos processos e atividades que não são Coaching e estão sendo relacionados à área. Portanto decidi escrever esse artigo para esclarecer um pouco sobre o processo para que ao buscar se desenvolver através do Coaching, você possa fazer a escolha certa.

A começar pelo nome, não existe uma tradução específica para essa atuação. No mundo dos esportes o Coach é o técnico, o treinador, mas no mundo dos negócios e no desenvolvimento de pessoas o Coach é o profissional certificado para atuar nos processos de Coaching e com isso voltamos ao tema, o que é Coaching? Minha definição para Coaching é: um processo de desenvolvimento que ajuda alavancar o potencial, atingir objetivos de forma clara, estruturada e efetiva, promovendo o autoconhecimento e melhoria dos resultados que se espera atingir na vida pessoal ou profissional. Esse processo utiliza ferramentas especificas e deve ser realizado por um profissional qualificado. Não é um processo diretivo ou de aconselhamento, pelo contrário, o papel do Coach é fazer as perguntas certas para que o Coachee encontre as respostas e tome as decisões em busca de seu desenvolvimento.

O processo de Coaching pode trazer uma série de benefícios aos Coachees que passam por essa experiência, veja abaixo alguns deles:

-melhoria no desempenho profissional

-autoconhecimento

-eficiência na gestão de negócios

-eficácia na gestão de pessoas e desenvolvimento da liderança

-crescimento pessoal e profissional

-desenvolvimento de comportamentos, habilidades e atitudes

-decisões de carreira

-criação de oportunidades

Existem alguns processos que tem sido confundidos com Coaching, portanto é importante que saiba também o que não é ou não faz parte do processo de Coaching.

Veja alguns exemplos:

Terapia- é um processo que busca resolver questões emocionais e psicológicas, investigando suas causas no passado e impacto no presente, conduzido por psicólogos. O Coaching é um processo de desenvolvimento que parte do momento presente e busca atingir objetivos específicos com foco no futuro.

Consultoria- é um trabalho de orientação, transferência de conhecimentos e implementação de soluções com base em uma demanda específica.

Recolocação ou outplacement- não deixa de ser um trabalho de consultoria em que o profissional se propõe a orientar candidatos em busca de novas oportunidades de carreira e se compromete a reposicioná-lo no mercado de acordo com seus objetivos. O coaching de carreira busca fazer com que os profissionais façam uma escolha ou mudança de carreira baseado em suas necessidades, autoconhecimento e conhecimento das áreas de interesse, o que se diferencia dos processos de recolocação e outplacement, onde o foco é encontrar uma posição no mercado.

Mentoring- é um trabalho de orientação feita por profissionais experientes que se colocam como referência e buscam através de sua experiência e conhecimentos orientar as pessoas em busca de desenvolvimento.

Treinamento- apesar de existirem treinamentos de Coaching o processo de Coaching não é um treinamento onde existe um facilitador que irá transmitir conhecimentos sobre um tema específico.

Essas são as práticas mais comuns que se confundem ou muitas vezes são divulgadas como Coaching, mas infelizmente há outras práticas bastante divergentes que tem sido chamadas de Coaching por alguns profissionais.

Uma dica na hora de escolher um profissional para dar início a um processo de Coaching é conhecer seu histórico, sua formação e buscar referências.

Existe uma associação que certifica e reconhece alguns cursos de Coaching e profissionais que atuam no mercado, o ICF (International Coach Federation). Essa associação de origem americana, possui unidades nas principais capitais do Brasil e reconhece cursos de Coaching que atuam com base num código de ética e competências especificas, além de promover a certificação de profissionais que atuam na área de acordo com os mesmos padrões e experiência comprovada. Hoje são poucos os cursos de Coaching reconhecidos pela Federação no Brasil. Essa pode ser outra forma de escolher e buscar profissionais que atuam na área, de acordo com os cursos de formação ou o credenciamento junto a Federação.

O Coaching quando bem utilizado é uma excelente ferramenta de desenvolvimento pessoal, profissional e de carreira.

Espero que essas dicas tenham ajudado a esclarecer o papel do Coach, como funciona o processo e o que diferencia o processo de Coaching de outras ferramentas de desenvolvimento disponíveis no mercado.

rosemery paes

Sócia na RHodes Desenvolvimento de Pessoas.

8 a

Muito bom bom Elaine, é importante esclarecer e seu texto está perfeito.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos