O que é e como construir uma Vida Rica
Pra mim vida rica é você usar seu dinheiro de uma forma que traz satisfação, sempre equilibrando o prazer presente e a preparação para o futuro.
É reconhecer suas limitações e lidar com elas de forma estratégica, o que é possível quando você adquire conhecimento e autoconhecimento.
E também curtir a vida e comemorar o que ela tem de bom, sempre buscando melhoria contínua, que significa sempre buscar ser melhor que si mesmo ou si mesma.
Essa é a minha definição e cada um tem a sua!
Fiquei muito feliz ao ler comentários de pessoas no meu instagram.com/atitudenasfinancas quando perguntei o que é Vida rica para elas e como identificar pessoas ricas.
Quando pensei sobre essa pergunta me veio aquela insegurança: “Ai meu Deus, só falta alguém comentar que Vida Rica é quem tem muito dinheiro e que se identifica um rico pelas roupas de marcas e carro que a pessoa usa 🙄”.
E não foi assim! Todo esse conteúdo gratuito que compartilho nas minhas mídias realmente serviu para algo, fazer as pessoas pensaram mais sobre o dinheiro na vida delas.
O dinheiro é meio de troca, de medida e de valor. E tudo isso parte de dados e também da nossa percepção. Por exemplo: um produto com preço tabelado é definido, isso é um dado. Um produto que tem um valor sentimental para alguém pode ser vendido por um valor mais alto, mesmo que para outro pagar aquele valor não faça sentido.
É nesse ponto que quero chegar: a sua percepção. Que é um dos motivos que te afasta ou te aproxima de uma Vida Rica.
O que me deixou mais feliz com as respostas foi entender que são percepções que aproximam e não afastam (se realmente for algo que a pessoa acredita e pratica). Muito orgulho de vocês!
E qual a justificativa por trás do que penso sobre isso: No seu dia a dia, no que vê, ouve, fala ou sente você foca no que te aproxima da sua percepção de mundo.
Por exemplo: eu acredito que vida rica é você usar seu dinheiro de uma forma que traz satisfação, sempre equilibrando o prazer presente e a preparação para o futuro.
É reconhecer suas limitações e lidar com elas de forma estratégica, o que é possível quando você adquire conhecimento e autoconhecimento.
Então quando eu decido sobre como vou gastar meu dinheiro HOJE, eu não penso só no prazer presente, eu sempre invisto no futuro pois eu acredito que precisa ter um equilíbrio entre os dois. Se eu gastasse tudo hoje ou não gastasse nada só para poupar, seria incoerente com minha percepção.
Sabe uma coisa que grande parte dos ricos têm em comum?
Gastam boa parte do seu tempo e energia para construir riqueza. Por isso, se sua percepção esta inadequada, suas ações serão influenciadas para te afastar da verdadeira riqueza (que só você sabe qual é).
Ps: Se para você vida Rica é quem tem muito dinheiro e que se identifica um rico pelas roupas de marcas e carro que a pessoa usa, boa sorte! Você tem uma jornada sem fim para parecer rico ao invés de se sentir rico.
E como construir uma Vida Rica?
Ter saúde, amigos, estar em paz com família, ser feliz, é importante.
Mas vamos definir mais essa Vida Rica?
Quando você diz que Vida Rica é ter saúde, o que isso significa? Que você precisa ter acesso a alimentos saudáveis (fazer mercado, feira, etc), de um bom plano de saúde (infelizmente o SUS deixa a desejar, além de você ter um custo muito menor com uma eventual cirurgia ou internação), poder comprar algum remédio. Ou seja, precisa de dinheiro.
Ter amigos pode ser aceitar convite para viagens, eventos ou comer fora.
E por aí vai… acredito que já tenha entendido o que eu estou escrevendo.
Vida Rica é ter dinheiro, pra fazer o que você considera uma Vida próspera.
Vida rica depende de dinheiro sim!
Mas quanto?
O Coaching sempre funciona assim:
Onde você esta, onde quer chegar e qual a lacuna entre os dois.
Qual a lacuna??? É ai que você precisa focar.
O que falta? Mais especificamente: Quanto dinheiro falta?
De quanto você precisa para seu conceito de riqueza?
Se você tem uma boa renda e compra muita coisa, mas não tem patrimônio (dinheiro investido, imóveis, negócios, etc), você é pobre, pois não tem como sustentar essa falsa Vida Rica. Sua “riqueza” tem prazo de validade, quando a fonte secar.
Se você tem uma boa renda, gasta muito e tem patrimônio, você é rico.
A questão é como criar o seu patrimônio que vai sustentar sua Vida Rica?
Equilibrando prazer presente e preparação para o futuro. É gastar hoje e guardar para amanhã.
Gaste agora e invista também. Tem que ser ao mesmo tempo.
São complementares e não excludentes.
Você precisa sim de uma boa renda e também criar seu próprio patrimônio.
Esse é um conceito que trabalharemos muito no Curso Vida Rica: de endividado à investidor.
As inscrições para a primeira começam dia 29/8. Se programe!
Saiba mais em bit.ly/cursovidarica
Ana Cláudia Rodrigues
Coach líder da Atitude nas Finanças