O que é Estagflação?
É a combinação catastrófica de estagnação econômica e inflação alta, somando a um alto nível de desemprego, deixa qualquer economista quase de mãos atadas, pois a principal, dentre as mais efetivas medidas para controlar a inflação é um natural esfriamento da atividade econômica, aumentando ainda mais o desemprego.
O termo estagflação está atribuído ao político conservador britânico Iain Macleod em seu discurso no ano de 1965, durante o cenário similar ao que estamos vivendo em escala global. Em seu discurso, ele alerta o parlamento sobre a gravidade da situação:
Agora temos o pior dos dois mundos - não apenas a inflação de um lado ou estagnação do outro, mas os dois juntos. Temos uma espécie de situação de "estagflação". E a história, em termos modernos, está de fato sendo feita.
Na situação em que Iain Macleod usou o termo, o mundo vivia uma crise no petróleo, ao mesmo tempo embargos da OPEP em 1973 e a queda na na produção após a Revolução Iraniana em 1979, causando uma grande aumento nos preços atingindo diretamente o consumo.
Já chamado de índice da miséria, referindo-se a combinação de inflação + desemprego. Juntos, tiram a renda o poder de compra da população, reduzindo o nível e a qualidade de vida.
As principais ferramentas para controle da inflação, são específicas a um tipo específico, a inflação por demanda, que ocorre quando há mais compradores do que vendedores. Aumentar a taxa de juros, reduzir os gastos do governo, dentre outras ferramentas para tirar o poder de compra da população, ajudando a controlar os preços.
Recomendados pelo LinkedIn
Porém o que estamos vivenciando hoje é uma inflação do lado da oferta ou dos custos. O custo da pandemia da Covid-19, que prejudicou as cadeias de suprimentos globais, sendo evidenciado aos efeitos da guerra da Rússia contra a Ucrânia, uma combinação catastrófica no pior momento possível. Antes de nos recuperarmos da pandemia, uma nova bomba. Um desafio para investidores, empresas e bancos centrais.
Economistas e analistas do mercado, preveem uma diminuição até 2023, sendo a economia global hoje mais resiliente a enfrentar esse desafio.
E como ficam os investimentos?
Esse não é um cenário para entrar em pânico, os resultados das empresas de setores estratégicos demonstram que apesar do momento em que vivemos, ainda há setores em expansão e espaço para crescimento em diversos segmentos, como energia, commodities e setores que trazem tecnologias disruptivas.
Para o investidor, esse é o cenário de buscar segurança em empresas grandes e consolidadas nas últimas décadas, com histórico de pagamento de dividendos e crescimentos constantes ao longo dos anos, as conhecidas Large Cap.