O Que é Lavagem de Dinheiro?
Quantas vezes nós já não ouvimos falar nos noticiários a expressão “lavagem de dinheiro”? Já se perguntou o que isso significa? Explico nesse artigo.
O conceito de lavagem de dinheiro possui uma definição bem intuitiva, se trata de um dinheiro “sujo” (proveniente de atividades criminosas, como roubos, sequestros, tráfico ou corrupção, por exemplo) que precisa ser “lavado” para ingressar no sistema financeiro sem levantar suspeitas. Em outras palavras, é um dinheiro de origem ilícita que precisa ser “transformado” em um dinheiro de origem aparentemente lícita.
Um exemplo bem comum se trata dos casos de corrupção de políticos com empresas que pagam propinas em troca de benefícios, entretanto, esse dinheiro não pode ser diretamente transferido para a conta do político, já que levantaria suspeitas (“de onde veio esse dinheiro?”, sendo assim, esse valor pode ser entregue na forma de bens (como carros ou imóveis), doações de campanha, transferências para paraísos fiscais (países mais liberais com relação a transferências internacionais), empresas de fachadas e etc. Dessa forma, o dinheiro entra no sistema com uma origem aparentemente normal, permitindo sua utilização.
A pena para a lavagem de dinheiro engloba prisão de 3 a 10 anos e multa. Caso se trate de uma organização criminosa, a pena pode ser ampliada. Porém, também pode ser reduzida nessa mesma proporção caso o condenado preste serviços de delação dos demais integrantes.
A lavagem de dinheiro ocorre em três etapas:
Recomendados pelo LinkedIn
Colocação: Quando o dinheiro entra no sistema financeiro. O primeiro movimento para a lavagem acontecer. Etapa em que o dinheiro está mais próximo do criminoso.
Ocultação: Dificultar o rastreamento do dinheiro.
Integração: Quando o dinheiro volta para o sistema com origem aparentemente lícita.
Nem sempre uma ação vai ser necessariamente uma etapa. Uma compra de um imóvel, por exemplo, pode ser tanto uma colocação quando uma integração; é necessário analisar o contexto da situação. Da mesma forma, uma lavagem de dinheiro completa não precisa necessariamente passar pelas três etapas.
A série “Narcos” retrata um ótimo exemplo em meio à trama. O protagonista Pablo Escobar (inspirado em um personagem real) ganhava dinheiro físico através do tráfico de drogas e o utilizava para pagar corridas de táxi que ele pedia para a sua própria frota, ou seja, o dinheiro sujo ganhava uma origem limpa, entrando no sistema como receita de taxistas.