O que é RetailTech – e como ele pode fazer o seu ecommerce bombar

O que é RetailTech – e como ele pode fazer o seu ecommerce bombar

Você deve estar percebendo que varejo e tecnologia andam lado a lado no mundo de hoje – a presença do RetailTech no mercado tem sido avassaladora. Mas de que modo toda essa configuração pode estimular o sucesso de sua plataforma digital?

É disso que quero tratar. 

Para começar, pensemos na pandemia.

Reclusão. Distanciamento. Medo. Tédio.

Agora olhemos os Estados Unidos. Lá, a percentagem de pedidos realizados através de plataformas digitais dobrou para 40% durante o isolamento social.

No entanto, todos esses terríveis fatores que motivaram o cliente a comprar como nunca antes, e desde o conforto de casa, não duram para sempre

Tendo isso em vista, é urgente que os varejistas criem estratégias integradoras: o objetivo é harmonizar o digital com o físico para que, num eventual retorno deste para aquele, a transição seja suave e abalos não sejam sentidos.

Para o seu ecommerce bombar existe um caminho. Vamos a ele.

As últimas tendências – mas sem esquecer daquela que é a número um

É certo que novas soluções são pensadas a todo momento por varejistas a fim de otimizar o varejo – mas, dentre todas elas, o omnichannel permanece sendo uma das técnicas mais felizes quando se quer expandir os ganhos de uma empresa: ele melhora a relação do varejista com o consumidor.

E qual o mistério por trás do apelo do omnichannel? É a boa comunicação. 

Eis um esquema praticamente infalível: a mensagem chega ao cliente – o cliente chega à loja. Loja que, graças à integração de canais, não importa se é física ou digital: a multiplicidade do arranjo do omnichannel, bem como a abrangência da sua filosofia, causam no cliente uma sensação de bem-estar, levando-o a quase não sentir diferença entre comprar online e comprar presencialmente.  

De acordo com a PwC, 65% dos clientes estão dispostos a pagar mais caro – é isso mesmo que você leu – quando a experiência, cheia de afeto e sensibilidade por parte do varejista, é recompensadora. O cliente põe isso na frente até mesmo do preço e da qualidade do produto.

Portanto, se uma empresa de varejo quer se perpetuar no mercado, ela deve ter excelente relação com o cliente. Data Analytics. Programas de fidelidade. Propaganda. Tudo isso são sub-ferramentas utilíssimas que o omnichannel traz consigo.

Depois da rainha das tendências, vamos às princesas. 

A primeira diz respeito ao íntimo da empresa: é a análise de performance. Um atleta que vai correr um percurso de cem metros precisa conhecer o seu tempo e o dos outros, certo? Do mesmo modo, uma varejista – se quiser ter sucesso em ecommerce – precisa constantemente recolher dados, feedbacks, e sobretudo estudar a concorrência para aumentar o seu desempenho; e, a partir disso, estabelecer suas metas e eventuais mudanças. Jamais uma varejista pode atuar em ecommerce estando de olhos vendados – como um corredor que não conhece o seu tempo.

A próxima consiste em atrair clientes para o seu website – mas como? Por meio do SEO, Search Engine Optimisation. Esse sistema aumenta a visibilidade do seu ecommerce na web e faz com que Google, Bing e outros mecanismos de busca direcionem pesquisas à sua plataforma. Quanto mais exposta estiver sua empresa, mais acesso ela terá.

Por fim, quando os clientes chegarem ao seu website, eles precisam encontrar um sítio preparado para a compra. Afinar a ferramenta de busca na sua plataforma faz com que o cliente queira ficar. Não tenha dúvida de que, em uma web lotada de sites de ecommerce mal feitos, esse é um baita diferencial, um caça-clientes.  

Conhecendo e aplicando essas tendências de RetailTech seu ecommerce tem tudo para bombar. 

#RetailTech #Negócios #Crescimento #Tecnologia

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos