Cinema e Carreira: Não caia no Feitiço do Tempo - aprenda algo novo todos os dias.
Já teve a impressão de que todos os dias são iguais? Que acorda sempre no mesmo horário, toma o mesmo café da manhã, enfrenta o mesmo trânsito? E principalmente, faz sempre as mesmas coisas no seu trabalho? Acho que esta não é uma sensação tão estranha assim, não é mesmo?
É exatamente esta situação que um repórter interpretado por Bill Murray no divertidíssimo filme Feitiço do Tempo (Groundhog Day - Direção: Harold Ramis, Estados Unidos, 1993)
Murray é um repórter meteorológico que cobre há vários anos uma festa em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos, na qual uma marmota anuncia se o frio acabará ou continuará por algumas semanas. Frustrado com esta situação, Murray demonstra seu descontentamento e desmotivação a todos, em especial a produtora que o acompanha. Porém, ao acordar no dia seguinte, descobre que está no mesmo dia novamente: o “Dia da Marmota” repete-se infinitamente, e Murray é um prisioneiro deste dia horrível.
As suas reações vão mudando com o tempo: primeiro se desespera, e tenta se matar de diversas formas. Mas sempre acorda no mesmo minuto do Dia da Marmota, ouvindo a mesma música no despertador. Depois, decide se aproveitar do fato de que sabe com antecedência tudo o que acontecerá naquele dia. Rouba um carro forte, conquista mulheres, vive como um milionário.
Com o tempo, percebe que pode aproveitar este tempo para melhorar como pessoa. Aprende a tocar piano, a apreciar poesia. Descobre que pode ajudar as pessoas. E quando consegue evoluir, finalmente sai de seu feitiço.
Por vezes, acabamos por cair em uma zona de conforto. Deixamos a vida nos levar e, quando acordamos, estamos em uma vida monótona e sem horizontes. Não aprendemos nada de novo, nos contentamos com aquilo que a vida nos dá. Ao perceber que nos encontramos neste círculo vicioso, por vezes nos desesperamos e nos “suicidamos”, ou seja, tentamos mudar de vida ou emprego sem nos preparar para isso.
Quais os sinais de que estamos no dia da marmota? Quando seu currículo é igual ao de seis meses atrás. Quando vamos para o trabalho desanimados e não vemos a hora de ir embora. Quando nada nos motiva.
E como sair deste dia da marmota? Como fez o protagonista do filme! Buscar desenvolver novas competências. Encontrar algo que nos faça querer levantar da cama. Ajudar as pessoas e se sentir recompensado por isso. Se apaixonar por algo e quere muito conquistá-lo. Ou seja: para de deixar a vida te levar, e começar a levar a vida em direção a seus sonhos!
Obrigado pela leitura!
Obrigado pela leitura!
Gestor de Riscos | Coordenador de Validação de Modelos | Professor de Ciência de Dados
7 aQuando assistia esse filme pela primeira vez, tive a sensação de que é realmente necessário aprender algo novo todos os dias para poder sair do "limbo" na carreira e da mesmice profissional. É isso ou ver os anos passarem e ficar reclamando por não conseguir uma promoção nem aumentos substanciais de salário por mérito.