O que eu demorei uma década para aprender sobre liderança. Por: Thiago Fonseca.
Liderança, para quantas pessoas isso é um grande desafio?!
Seja para aquela pessoa que “da noite pro dia” teve que se virar e tentar aprender a liderar equipes ou até mesmo para aqueles que resolveram dar um salto e mudar de vida. E por algum motivo resolveram acreditar que empreender é o único caminho para o sucesso, decidindo assim abrir o seu próprio negócio sem saber direito que teria que liderar pessoas.
Diz aí, se identificou em algumas dessas situações?
Independente da nossa trajetória profissional, todos nós também já sofremos durante as nossas carreiras com líderes ruins e principalmente com “chefes” que pensavam que eram bons líderes, concorda?!
Comigo foi exatamente um pouco de cada um desses cenários, mas sem dúvida quando resolvi empreender não sabia nada de liderança.
Sem demagogia, não fazia a menor idéia do que estava fazendo, mas isso me trouxe consequências dolorosas na minha vida empreendedora, desde “greve” dos meus colaboradores até mesmo querer desistir de tudo. Afinal ninguém nunca me falou que “negócios são pessoas”.
Você deve estar pensando: “Mas é obvio!” Sim, concordo. Mas demorei 10 anos para ficar realmente presente para isso. Quando digo presente é sobre viver esse conceito diariamente.
Vou explicar melhor, para todo mundo que pensou “isso é obvio” aposto que as suas decisões nunca são balizadas nesse conceito. Praticamente nenhuma! Quer apostar?
Então vamos lá, você sempre pensa primeiro no seu time quando vai colocar um cliente problemático para dentro da empresa? Ou o que mais importa é o faturamento que vai aumentar?
Então, como disse esses são só pequenos exemplos de que entendemos 100% esse conceito de que no fim do dia as empresas são pessoas, porém 99% das nossas decisões diárias são tomadas ignorando esse contexto.
Agora que você entendeu de verdade que quando você lidera pessoas elas devem ser a sua prioridade, vou dividir aqui alguns aprendizados que levei anos para entender (de verdade). Preparados? Então vamos nessa!
Recomendados pelo LinkedIn
1) Uma liderança de verdade que vai sobreviver a prova do tempo e construir um time de alta performance deve ser construída por 3 grandes pilares:
E se pudesse incluir mais um nessa conta seria a “transparência radical”
2) Mais uma vez para você não esquecer e aprender mais rápido que eu: “No fim do dia empresas são pessoas.” E pessoas: pensam, reagem e tem história e perfis diferentes, então a sua principal habilidade deverá ser “entender muito de pessoas”;
3) Meu resultado virá através do meu time, então eles devem ser prioridade para mim;
4) Seja apaixonado pela JORNADA e não pelo DESTINO.
Liberar não é um dom, é uma habilidade treinável… Se dedica e acredita que você vai conseguir.
Se precisar pode contar comigo nessa jornada.
;)
Thiago Fonseca , Director Partners Adventures.