O que eu, publicitário, aprendi e (preciso) quero compartilhar sobre PR

O que eu, publicitário, aprendi e (preciso) quero compartilhar sobre PR

Depois de quase dez anos no mercado publicitário, atendendo contas de diferentes segmentos em agências de propaganda, recebi o desafio de comandar um time de PR.

Quase dois anos depois, tenho certeza que consegui compartilhar conhecimento e vivências com os times, mas o mais importante, aprendi muito. Divido com vocês os principais aprendizados desta experiência.

1 - É sobre REPUTAÇÃO

Em um tuíte o que você precisa saber e considerar sobre reputação:

É tudo o que falam sobre a marca e não sobre o que ela diz que é e que é capaz de levar a alguma ação. Garanta constância e legitimidade. Reputação é construída a partir de momentos.

2 - Tudo constrói reputação

Em um mundo em que todo mundo tem voz, engaja e, principalmente, pode influenciar com um post milhares de pessoas, não dá para achar que PR se resume a fazer uma festa, evento ou ser destaque em uma publicação com circulação nacional. Você vai precisar de mais. Sua estratégia deve contemplar movimentos on e off line, parcerias, pessoas, instituições, lugares e o mais importante...

3 - O público está no centro de tudo

Você pode ter a maior verba, mas se não tiver claro o “para quem” de nada vai adiantar. O brief nunca é “ homens e mulheres, 18+, das classes ABC, território nacional”. É preciso pensar no e como o público que você quer atingir se comporta para que possa influenciá-lo pois é ele que também vai influenciar novos públicos.

Dica: que tal começar dentro de casa, com o time de colaboradores?!

4 - Seu colega jornalista também precisa entregar o melhor

Se o objetivo é conseguir resultados de mídia espontânea, você precisa ter algo realmente relevante para contar. Em uma era de redações enxutas, fake news e novos formatos, todo e qualquer contato com a imprensa precisa ser pensado estrategicamente, não dá para simplesmente disparar um release de 300 páginas para o mailing “deus@ceu”. Sempre se pergunte: “você publicaria isso?” E lembre-se da dica 3, o público, quem escreve sobre moda não vai publicar seu lançamento de fertilizantes, a não ser que você tenha uma novidade na área dele.

5- Custa dinheiro

É mídia espontânea mas para conquistá-la você vai precisar de verba.

Por isso, inclua no seu orçamento uma linha para PR para ter uma agência parceira, uma ferramenta que permita que seu time consiga operar a sua conta ou para se diferenciar nas estratégias, não dá para esperar resultados incríveis somente fazendo release. 

6 - Dá para mensurar

Entre um consumidor não conhecer uma marca e se tornar um defensor dela você vai passar por alguns steps e existem métricas para cada um deles, centimetragem, alcance, awareness, PR value, aumento de base e até número de vendas podem ajudar a entender e defender sua estratégia. Defina quais são os seus KPIs a curto, médio e longo prazo.

7- Funciona mais e melhor, se integrado

Poucos dias atrás li um artigo por aqui que recomendava “tirar o dinheiro da propaganda e colocar no PR” (WTF?!). A comunicação de qualquer marca precisa SEMPRE ser integrada. O objetivo de PR é construir e sustentar a imagem de uma marca. A publicidade vai aumentar a visibilidade e trazer ferramentas que corroboram para a comunicação mercadológica. Lembre-se sempre do público. Ele vai ditar sua estratégia.

E você, o que já aprendeu sobre PR?


*Esse é meu primeiro artigo por aqui e só foi possível "colocá-lo na rua" pq tenho a alegria de trabalhar todo dia com pessoas incríveis. Tks =)



Stefania Dzwigalska

Produtora especializada na área cultural #LeiRouanet #ICM #ISS #Proac #ProMac #Leidoesporte #Leisdeincentivo

3 a

Quanto lucidez e transparência, obrigada pelo artigo William Ávila

Renata Gouveia

Business | Commerce | Technology | Marketing

5 a

Ótima reflexão!!

Que  maravilha de texto!! Obrigada por dividir!

Cristiane Farias

Customer Success, Relacionamento, Negócios | Todo Incomm

6 a

Que maravilhosa amigo! Orgulho de ti!

Marcus Túlio Oliveira Neto

Mestre em Comunicação Social, apaixonado por rádio, tv, cinema, música e literatura

6 a

Muito bom seu texto. Continue compartilhando experiência!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos