O que eu vivi em 1 mês de Canadá!
Pra quem não sabe, há 1 mês comecei uma nova jornada: um intercâmbio em Toronto, no Canadá. E estou aqui para compartilhar um pouco do que aconteceu nesses primeiros 30 dias fora de casa, da minha cidade e do país.
No começo de toda mudança tudo é novidade, tudo é lindo, tudo é ótimo, por aqui não foi diferente. Chegamos em Toronto e durante a primeira semana aproveitamos para passear, conhecer alguns pontos turísticos e também aprender como funcionava o sistema de transporte aqui; Como boa perdida que sou, custei a entender como era e para que lado deveria ir - principalmente porque achei as estações grandes e confusas para quem não está acostumado.
Mas voltando à novidade, apesar do friozinho na barriga e de me sentir um pouco (ou muito) perdida nessa cidade gigante, a semana foi super legal! Vi neve - de verdade - pela primeira vez, passei frio pra caramba, conheci alguns lugares lindos e me familiarizei com o novo endereço: os mercados, shoppings e lojas importantes que tinham por perto. Até aí tudo certo, afinal com um "guia turístico" me mostrando e ensinando tudo, não tinha como ser diferente.
A segunda semana infelizmente começou me preocupando. Depois de passar pela fase de euforia, surgiu a apreensão. Pensar que eu teria que me virar sozinha, sem falar muito bem inglês, com medo de me perder por aí e também com medo do meu dinheiro não durar muito tempo, foi um pouco assustador. No lugar do entusiasmo apareceu a ansiedade - Como vou ir até a escola? Vou conseguir me comunicar com o pessoal - colegas, professores? Será que tudo vai dar certo?!
Terceira semana de Toronto e o início das aulas levaram a minha ansiedade nas alturas, não vou mentir. Segunda-feira fui para a escola angustiada, com um super frio na barriga e em alguns momentos cheguei a ficar enjoada de nervoso (ansiosos entenderão). Com o passar dos dias fiquei mais tranquila, já estava adaptada com o meu trajeto e com o pessoal da escola; no entanto, me senti um pouco confusa - aquela coisa de só ouvir inglês e não entender tudo, continuou me assustando - mas no início deve ser normal, afirmei para mim mesma.
Comecei a quarta semana um pouco mais confiante em relação às aulas e à minha capacidade de conseguir me virar sozinha; mas admito que nesse momento também bateu uma saudade de casa - de sair com os amigos, ver o mar e a família. Preciso compartilhar que o que mais me animou nessa última semana foi que os dias nublados deram espaço para o sol começar a aparecer de verdade e, apesar do calor ainda não ter dado as caras, o fato de os dias serem menos cinzas e mais ensolarados me deixaram bastante feliz.
Acredito que essa coisa de intercâmbio tem seus prós e contras, não vou negar. A minha experiência até aqui me diz que existe sim muito aprendizado, crescimento pessoal, animação em conhecer novos lugares e novas pessoas, mas como dizem por aí, nem tudo são flores. Vai dar saudade de casa sim, vai dar medo, vai bater o nervosismo em algumas situações. Afinal, o que seria de nós se não saíssemos da nossa zona de conforto às vezes?!
Quer acompanhar um pouco mais de perto todos os altos, baixos e novidades dessa trip? Segue o @bahviajamos lá no Instagram :)
#BahViajamos #intercâmbio #intercâmbionocanadá #canadá #toronto
Fundador na Aprimore Digital
5 aSuper legal o seu texto Vi, deve ser uma experiência incrível e desafiadora. Sucesso nessa jornada! Vais dar conta!