O que faz um Orientador Pedagógico?

O que faz um Orientador Pedagógico?


Parte importante da equipe gestora de qualquer instituição de ensino, o Orientador Pedagógico - O.P, nem sempre possui clara visão do seu papel no contexto escolar. No escopo de minha atuação como O.P e como Coordenadora de Segmento, tenho entendido a necessidade de determinadas competências, forjadas especialmente na dinâmica viva da Escola, para uma atuação assertiva neste cenário.

É necessário que este profissional possua a visão holística do processo educacional, para unir as várias partes, considerar a diversidade de nuances, mobilizar todos os envolvidos em torno de um só objetivo, que é o aprendizado, a construção do saber, o desenvolvimento da autonomia do aluno, e o atendimento de suas expectativas. 

Seu principal desafio como componente da equipe da Gestão Escolar é o de mobilizar pessoas em torno de um objetivo e uma meta em comum. 

Para isso é necessário que o Orientador Pedagógico, valha-se de seus saberes pedagógicos, e que os compartilhe carinhosamente com a equipe docente, para que esta, ao entender o processo educacional que perpassa pelo conhecimento do PPP, os objetivos da instituição, pela Metodologia de ensino abordada, pelo planejamento de suas aulas, pela didática, pelas estratégias de ensino e avaliação e principalmente pela reflexão-ação-reflexão, que conduz a práxis pedagógica, possa aperceber-se como ponto nevrálgico do processo de ensino, e o aluno como foco dos holofotes de seu trabalho.

Neste caminho, o orientador pedagógico assume o papel de gestor mediador, articulando atividades, promovendo a sua integração e das pessoas que realizam o trabalho no espaço escolar, centrado nos elementos do currículo: pessoas e processos, e deixa de ser visto como o fiscal de professor, alguém que mantém a direção constantemente informada apenas sobre as falhas dos professores, como uma função burocrática ou de gabinete, ou alguém que está sempre pronto a dar as respostas que os professores necessitam.

Conduzir e orientar professores por um trajeto em que a grande descoberta não é por um caminho de conhecimentos técnicos, mas de si mesmo, como docente, como líder de um grupo, como uma pessoa que influencia seus alunos a cada instante em que está presente com eles, e que se constroem mutuamente. Sem respostas prontas mas com indicações do caminho a percorrer, esse é o desafio do Orientador Pedagógico.

Maryangela Sanchez Delfino

Mãe de 2 | MBA em Gestão do Conhecimento nas Organizações | Especialista em Educação | Pedagoga

6 a

👏👏👏👏👏 Perfeito!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos