O QUE FAZ UM PROFISSIONAL COACH?
É muito importante esta pergunta. Observo no mercado, profissionais que se dizem profissional Coach, mas não usam a metodologia.
“Coach” é uma palavra inglesa também usada para identificar, hoje, o profissional que aplica a metodologia Coaching (Coaching: metodologia ou processo). Logo, “Coach,” em sua tradução ao pé da letra, é simplesmente o “Treinador.” A maioria das técnicas e ferramentas que compõem o processo não são novas. É o caso das perguntas socráticas que são utilizadas para encontrar pequenas contradições na fala do Cochee (Coachee: pessoa que passa pelo processo) e outras provem da administração com pequenas adaptações e áreas afins.
O importante é que a metodologia Coaching é poderosa e se bem aplicada pode levar o Coachee a alcançar resultados surpreendentes. Mas é necessário deixar claro, que a metodologia Coaching não é terapia, apesar de ser terapêutico, o que tem uma enorme diferença.
Um Coach, jamais manifesta sua opinião dentro de uma sessão, nunca induz ou conduz o Coachee a resultados, não interfere no curso das escolhas e jamais opina em suas decisões. A metodologia permite que com perguntas o Coachee encontre respostas e caminhos antes não percebidos e reavalie suas escolhas eliminando as contradições, que são comuns aparecerem no decorrer do processo.
A metodologia Coaching tem começo, meio e fim. Logo, ela é um processo que permite que o Coachee identifique o estado atual, trabalhe com foco, para que se atinja um estado desejado. Ou seja, atinja uma meta. Isso mesmo, apenas uma meta. Isso pode levar dez sessões, e caso não atinja sua meta nestas sessões, ele terá condições de continuar o processo sozinho. As sessões devem ser realizadas semanalmente em dias e horários definidos. E não devem passar de dez sessões por meta, quando trabalhado no contexto “Life,” como descrevo abaixo.
O processo Coaching, de uma forma simples e sintetizada, pode ser dividido em três estágios de formação para aqueles que querem se tornar um profissional da área. No primeiro estágio, habilita-se o Coach a trabalhar com pessoas que buscam melhorar o seu desempenho pessoal dentro de uma proposta de vida, identificando possíveis crenças. Geralmente é classificado como “Life.” O segundo, prepara o Coach a entender a organização, projetos e processos empresariais, para que se trabalhe na busca da alta performance com os executivos, profissionais liberais, utilizando ferramentas diferentes e distintas do primeiro estágio de formação. Mais que são pré-requisitos para o estágio de formação do nível “Executive.” O terceiro estágio da formação é o “Master.” Nesta fase, usam-se todas as ferramentas do “Life” e do “Executive” e aplica-se o estudo de Inteligência Emocional, incluindo novas ferramentas. O que pode ajudar o Coachee a “criar pontes mentais” para superar obstáculos, os quais, em sua mente, são altos demais (insuperáveis). O que pode não representar uma realidade.
Hoje no mercado existem empresas que oferecerem formações milagrosas com a metodologia. CUIDADO. Pode estar entrando numa perigosa armadilha.
A metodologia Coaching trabalha fortemente a razão. Se encontrar formações que dizem que vão ensinar a trabalhar Coaching na área cognitiva e emocional, é furada.
Psicologia é uma área distinta de estudo, Coaching é outra área. Se um psicólogo tiver o conhecimento e formação em Coaching, e fizer uso da metodologia, ele usará apenas a metodologia. As áreas são DISTINTAS, não se misturam. É como o óleo e a água.
Um bom profissional em Coaching, deve saber identificar e indicar um profissional capaz de trabalhar as áreas cognitivas e emocionais, quando for necessário. Um Coach não trabalha essas áreas. Cabe a um psicólogo, psiquiatra ou profissional de área afim, conduzir e tratar pacientes dessa natureza. Percebam o que está escrito, CONDUZIR. UM COACH NUNCA CONDUZ NINGUÉM. Um Coach aplica o processo e ponto. Se algum profissional que se diz Coach, prometer mais do que está escrito aqui, ele não é Coach, ele é qualquer coisa, menos um Coach.
Estados emocionais podem aparecer nas sessões de Coaching, porém, não são desejados.
Existem técnicas para tirar o Coachee de um estado emocional e continuar a sessão. Se estados emocionais forem frequentes nas sessões, esta é uma boa razão para indicar um terapeuta.
Logo, se for um Coachee, procure saber sobre o profissional Coach. Existem excelentes profissionais, porém, como acontece em todas as áreas, sempre tem os aproveitadores.
Espero ter contribuído e clarificado um pouco mais dessa metodologia tão poderosa.
Elbio Petrucci
Master Human Development Trainer
Master Coach Trainer
Parabéns pelo seu trabalho Elbio. Informacoes interessantes e muito úteis.