PALESTRA SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL/ENTREVISTA AO JORNAL O SUL DE MINAS.
Em evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação no Teatro municipal de Itajubá o Master Human Development Trainer, Master Coaching Trainer, Analista comportamental e Diretor de Desenvolvimento Humano da Expressiva Desenvolvimento Humano Elbio Petrucci, promoveu a formação de liderança e comunicação com abordagem em coaching e inteligência emocional. O evento foi realizado no dia 31/01/18 e lotou o teatro. Elbio em entrevista concedida ao Jornal O SUL DE MINAS procura clarificar, os conceitos que envolvem a metodologia. Confira:
Jornal p Sul de Minas: Elbio, o que é Coaching?
Elbio: Coaching é um processo, uma metodologia, poderosa, capaz de levar uma pessoa através das perguntas a viajar através da mente, para que possa encontrar respostas e soluções para questões pessoais ou profissionais. Muito utilizado nos EUA e Europa. Seu início foi nos esportes, para que os atletas alcançassem um padrão excepcional, se tornassem atletas de alta performance. Como teve impacto positivo e os ganhos com os atletas foram mesurados pelos seus técnicos e pelos próprios atletas, pesquisadores das mais diversas universidades viram uma enorme possibilidade de levar essa metodologia ao mundo corporativo. O que de fato aconteceu e se comprovou. Por isso essa explosão no mercado para entender e aprender sobre essa metodologia que é constituída de várias técnicas e ferramentas.
Jornal: Por que associá-la a Inteligência Emocional?
Elbio: A inteligência emocional permite que o indivíduo possa encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção e assim tratar com muito mais eficiência as informações que chegam à mente. Assim, ele poderá enxergar novas possibilidades que a princípio pode parecer comum e transformá-las em algo especial. Se tiver disciplina e vier a conquistar a habilidade, podemos dizer que terá uma nova competência. Logo, poderá ter um desempenho diferenciado e uma maior projeção na vida pessoal e profissional.
Jornal: Por que trouxe essa formação especificamente para os professores?
Elbio: Simples. Professores são semeadores e multiplicadores natos, são líderes. Se eles aplicarem os seus ensinamentos num formato que permita encantar e levar aos seus alunos a novas descobertas, eles não só estarão educando, mas estarão formando pessoas melhores. Pessoas que estarão comprometidas com um mundo melhor. Pessoas que não negociarão consigo mesma, para tirar proveito de uma situação só para usá-la em benefício próprio.
Jornal: Como assim? Como podemos aproveitar e tirar proveito de uma situação e/ou informação e usar em benefício próprio, neste contexto?
Elbio: Fato é que negociamos conosco o tempo todo, e às vezes nem percebemos. E começa por coisas muito corriqueiras e que às vezes não damos importância. E quando realizada por um grupo de pessoas, podem ser analisada como um modelo de comportamento social. Falo sobre isso no livro que estou finalizando, e já apresentei em congresso. Por exemplo: aquele papel de bala que você fica na mão e não encontra um local para descartá-lo, pode vir a ser depositado debaixo do sofá ou entre as almofadas. Quando vai a farmácia na madrugada e usa a área de estacionamento reservada ao portador de necessidades especiais é porque em sua mente negocia que este local não será ocupado naquele momento, e/ou fará uso só por um “pouquinho.” Sabe que está errado, mas mesmo assim realiza a ação. Estes dois exemplos de negociação a que me refiro e que já fizemos de alguma forma durante nossa vida. Quando o despertador toca pela manhã, você já negociou alguns minutos? É assim com tudo o que está a nossa volta. É um modelo equivocado de comportamento que precisa ser remodelado. E se alguém chamar sua atenção, sua defesa já foi minuciosamente planejada, terá resposta para quem o indaga. Temos que ter a consciência que um processo que envolve leis, normas e regras, tem que ser inegociável. Assim é com a metodologia Coaching. Se quiser ter sucesso, independente do que representa o sucesso para você, precisa de comprometimento com você mesmo. Só assim podemos nos tornar melhor, tornar nossa família melhor, nossa rua melhor, nosso bairro, nossa cidade e porque não, um mundo melhor? Só depende de você. Já pensou sobre isso?
Jornal Ouvi dizer que Coaching usa a hipnose, você hipnotiza as pessoas?
Elbio: Não é uma hipnose tradicional. Através das perguntas, criamos uma sinergia, um rapport tão forte, que a pessoa que passa pelo processo pode até repetir alguns movimentos, imitando-me inconscientemente. Essa sinergia é importantíssima, porque permite a quem passa pelo processo sentir segurança e confiança, desta forma, consegue trazer os seus mais profundos “segredos.” Assim, explorando a mente, pode encontrar caminhos ainda não utilizados, permitindo-se a busca ‘do novo’ de forma eficiente e assertiva.
Jornal: Você apresenta esse “poder” de alguma forma à platéia?
Elbio: Sim. Às vezes na forma de sessão, juntamente com a estrutura de diálogo e outras vezes, usando alguma palavra trabalhada e apresentada várias vezes durante a apresentação. Eu simplesmente coloco-a em um determinado momento estrategicamente com a grafia errada. Eu chamo tanta atenção para aquilo que digo que sua mente pode o trair naquilo que vê. É tão impactante, que o cérebro pode indicar que o que vê está certo, quando na verdade está errado.
Jornal: A platéia percebe? Você diz o que aconteceu?
Elbio: Depende. Às vezes não digo, pode soar como uma comunicação agressiva e causar constrangimento. Inspiro-me no matemático Luiz Barco, que disse certa vez, que devemos questionar tudo o que chega como informação e não simplesmente aceitá-la, crer, que tudo o que digo ou o que está impresso é verdade absoluta. Se alguém se manifesta, uso como gap, caso contrário, procuro usar uma nova abordagem e estratégia para atingir o objetivo.
Jornal: O que pretende com estas formações e com a empresa Expressiva?
Elbio: Como disse aos que participaram da formação, este projeto é o que chamamos de Empreendedorismo Social. É uma vertente de modelo de negócio que cresce a cada dia. Duas empresas a qual faço parte estão inscritas como tecnológicas na Google. A informação é tecnologia e tratá-la de forma em que possa obter ganho descolando-se da mesmice que o mercado oferece, é algo que desenvolvo nos programas de treinamento, pessoal e corporativo. Trata-se de potencializar uma informação tornando-a uma ideia que atenda uma necessidade. Ao mesmo tempo, poder oferecer ao maior número de pessoas possível, informações relevantes que podem ser utilizadas com ganhos mensuráveis é um desafio ao qual me dedico. Hoje este conteúdo é oferecido somente em grandes centros, a um custo bastante considerável. Sabemos que professores e gestores da educação tem uma agenda muito apertada. E poder oferecer a eles, técnicas e ferramentas que podem servir de apoio para uma atuação mais eficiente e assertiva, e com elas, possam preparar os jovens para um mundo melhor, é algo tão realizador, que não posso aqui mensurar.
Precisamos mudar primeiro a nossa mente se quisermos mudar o modelo comportamental nosso ou de alguém. Para isso, educar através do exemplo e ensiná-los a não negociar para obter vantagens que atendam somente aos seus desejos e não as necessidades de um grupo pode ser uma chave, que ainda não usamos e que se usássemos, poderia trazer resultados muito mais positivos, principalmente na área da educação.
Ofereço para os empresários e empresas que queiram nossas formações, os nossos contatos. Verifique conosco se sua empresa ou instituição se enquadra em nosso projeto de empreendedorismo social e proporcione aos seus colaboradores um meio para que eles possam se tornem ainda melhores. Meu email corporativo:
elbio_petrucci@expressivadesenvolvimento.com.br
Link: www.expressivadesenvolvimento.com.br
Tels: 19 3201-4544 / 19 99715-8631 / 64 98112-3891
Jornal: Elbio, desejamos a você sucesso em sua caminhada. Obrigado em nome de todos que realizaram a formação! O Jornal O SUL DE MINAS o agradece.
Elbio: Eu que agradeço a atenção e o carinho. Eu sou itajubense, amo essa cidade e desejo que ela se desenvolva e seja cada vez mais um referencial tecnológico. Obrigado!