O que fazer no Egito: 9 points que valem a viagem.
Alguma vez na vida você já imaginou conhecer a terra da Cleópatra? Tem curiosidade de ver as pirâmides de pertinho? Então com certeza você vai amar este artigo! Isso porque responder à pergunta o que fazer no Egito é fácil. Afinal de contas, não tinha como ser diferente neste país de culinária riquíssima e uma história milenar fascinante.
1. Pirâmides de Gizé
Para começar, nada mais justo que falar de uma das grandes estrelas locais e de um dos pontos turísticos mais famosos do mundo: as Pirâmides de Gizé. Localizadas no Cairo, têm mais de 4.500 anos e guardam as tumbas dos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos – inclusive, eles dão nome a cada uma das três pirâmides. Para completar, a curta distância dali fica a Grande Esfinge. A estátua é bem icônica e certamente você vai querer fazer mil e uma fotos. Portanto, prepare-se para toneladas de selfies!
2. Templo de Abu Simbel
Quase na divisa do Egito com o Sudão, o Templo de Abu Simbel é pura ostentação. Não à toa, levou mais ou menos 20 anos para ser construído – isso lá atrás, entre 1279 e 1213 a.C, quando Ramsés II governava. Embora o lugar seja, na verdade, um complexo com diversos “edifícios”, o destaque, sem dúvida alguma, vai para o Templo de Ramsés II. O local é um símbolo e tanto do Império Novo e, já na fachada, exibe quatro estátuas gigantescas e muito características do país. Detalhe: elas foram talhadas diretamente na pedra, além de serem as maiores sobreviventes da era faraônica.
Se animou? Pois saiba que o interior também impressiona, com inscrições e gravuras nas paredes e mais uma coleção de estátuas majestosas. Inclusive, há um espaço reservado a Nefertari – o Templo de Nefertari –, tida como a esposa favorita do faraó. Quer mais? Os estudos avançados dos egípcios em matemática, ciência e astronomia, por exemplo, possibilitam que ainda hoje se desfrute de um fenômeno raro. Isso porque o Templo de Ramsés II foi construído de modo que, em dois dias do ano (22 de fevereiro e 22 de outubro), o sol inunde o local e ilumine três das quatro estátuas: a do próprio Ramsés II, Ra (deus do sol) e Amon (rei dos deuses). A quarta estátua, contudo, fica permanentemente no escuro, uma vez que ela representa Ptah, o deus das trevas.
Até a escolha dos dias tem uma razão: 22 de fevereiro foi quando o faraó ascendeu ao trono, ao passo que 22 de outubro corresponde ao dia do seu aniversário. Ou seja: o Templo de Abu Simbel precisa estar na sua lista de o que fazer no Egito!
3. Museu Egípcio do Cairo
Seguindo, que tal uma paradinha em um museu? Tá bom, tá bom, a gente sabe que o Egito inteiro é um museu. No entanto, o Museu Egípcio do Cairo é um dos mais conhecidos do mundo e, por isso mesmo, vale a visita. São mais de 120 mil itens em exposição, entre os quais múmias, joias, cerâmicas, sarcófagos e tesouros, que mantêm viva a história do Egito Antigo. Ah! Inclusive, é ali onde fica guardada a ilustre máscara funerária de Tutancâmon, em ouro maciço. Muito provavelmente você já viu várias fotos dela na internet, então não se espante se ela parecer familiar.
4. Templo de Karnak
É na cidade de Luxor, antiga Tebas, que foi a capital do Egito por mais de 1.500 anos, que fica o Templo de Karnak. Em linhas gerais, ele é visto como o maior templo do país e também do planeta, com novos vestígios sendo descobertos aqui e ali ao longo dos anos. Sua majestade tem a ver com o fato de que o complexo foi construído por muitos faraós diferentes entre 2200 e 360 a.C.. Isso significa que o local tem inúmeros templos, santuários, colunas… todos eles resquícios de muitas dinastias.
Apesar de o local ser dividido em três áreas – recintos de Amon-Rá, Mut e Montu – é o primeiro que costuma chamar a atenção da maioria das pessoas. Bom, antes de qualquer coisa, ele é o maior de todos. Depois, inclui o Grande Salão Hipostilo, cujas 134 colunas são de tirar o fôlego. Em outras palavras, esta é mais uma ótima opção de o que fazer no Egito!
5. Templo de Luxor
Tá a fim de circular mais um pouquinho por Luxor? Joia, porque nós temos mais uma dica de o que fazer no Egito: visitar o Templo de Luxor. Grande e imponente, ele é dedicado ao deus Amon-Rá e é fruto dos esforços dos faraós Amenhotep III (que ordenou a construção do seu interior) e Ramsés II (que adicionou a fachada e os obeliscos). Apesar da ala que presta uma homenagem a Amon-Rá, o deus mais poderoso do Egito Antigo, acredita-se que o templo tenha sido mais utilizado como palco para celebrações e coroações de reis, por exemplo.
E aqui vai mais um detalhe: o Templo de Luxor, assim como o Templo de Karnak, ficam no lado leste do Rio Nilo. Antigamente, uma rua – ou um corredor, digamos assim – com mais de 600 esfinges conectava ambos os lugares. Ainda hoje a rua está em processo de restauração. Fala sério: faz sentido dizer que Luxor é o maior museu a céu aberto do mundo, né?
6. Sharm el-Sheikh
Banhada pelo Mar Vermelho, a cidade de Sharm el-Sheikh não é tão famosa, mas deveria fazer parte do roteiro dos viajantes. Sabe por quê? Simples! O destino é lotado de resorts, bares, restaurantes e cafés e exibe uma vida noturna bastante agitada. Para coroar, é um dos melhores pontos de mergulho do país. Neste sentido, o destaque vai para o Parque Nacional Ras Mohammed, a pouca distância da região, que permite ver de pertinho a rica vida marinha do Mar Vermelho.
Por estar perto da península do Sinai, quem quiser ainda pode aproveitar para fazer viagens ao Monte Sinai e ao Mosteiro de Santa Catarina.
7. Rio Nilo
Vamos combinar uma coisa: é claro que o Rio Nilo jamais ficaria de fora da relação de o que fazer no Egito, certo? Até porque ele geralmente é uma das primeiras coisas que a gente associa ao país. Por falar nisso, você sabia que dá pra fazer um cruzeiro pelo Nilo? Sim, é isso mesmo! Muito influente no desenvolvimento do país, o passeio conduz da cidade de Aswan em direção a Luxor e vice-versa, permitindo que os turistas visitem dois pontos já citados neste post: os templos de Luxor e Abu Simbel.
8. Khan el Khalili
Agora chegou a vez de quem se amarra em fazer compras! Um grande bazar a céu aberto no coração do Cairo, o Khan el Khalili reúne cafés e restaurantes, bem como todos os tipos de lojinhas. Tá se perguntando o que dá pra encontrar por ali? Bem, entre os itens estão joias, tecidos, artesanatos, perfumes, temperos e comidas típicas. Sendo assim, reserve um tempinho para explorar o mercado com calma, pois são muitas as opções de itens que você pode trazer de volta pra casa.
9. Vale dos Reis
Por fim, mas não menos importante, é claro, eis o Vale dos Reis, em Luxor. À primeira vista o lugar pode não chamar a atenção de muita gente. Porém, não se engane: é no complexo, a oeste do Rio Nilo, onde estão os túmulos de quase 70 faraós. Nem todos estão abertos à visitação por conta das obras de restauração, mas é possível entrar em muitos deles. E, acredite, vale a pena fazer isso.
Os egípcios acreditavam na vida após a morte e, por isso, enterravam consigo tesouros, roupas, móveis, comidas e uma série de outras coisas para o caso de precisarem de algo do outro lado. A mumificação, aliás, era parte importante disso: o objetivo de preservar o corpo era para ele estar em boas condições para quando a alma despertasse. Além disso, muitas das tumbas mantêm as suas pinturas originais, como é o caso da tumba de Ramsés VI, uma das mais importantes do local.
Vale também visitar a tumba número 62, de Tutancâmon. Ela ganhou fama internacional ao ser descoberta, em 1922, com todos os pertences do faraó. Em linhas gerais, isso significa que aquela foi a primeira vez na história que ela tinha sido aberta. Para dar uma olhadinha em tudo o que foi encontrado é só ir até o Museu Egípcio do Cairo.
QUER IR PARA O EGITO? CONSULTE UM AGENTE DE VIAGENS
E você, curtiu as minhas dicas de o que fazer no Egito? Tem algo a acrescentar à listinha? Então deixe um comentário, já que assim você acaba ajudando outros viajantes!
Caso esteja aproveitando este período em casa para decidir qual será a próxima trip, maravilha! Consulte, portanto, um Agente de Viagens Hoche Salvana Turismo e garanta uma aventura sem perrengues e com todo o suporte que você precisar!