O que não é agilidade comercial ?

O que não é agilidade comercial ?

Quem é da área de vendas e trade marketing e não se sentiu assim como nosso amigo na imagem que ilustra este artigo ?

Nos últimos tempos e nesse mundo VUCA, BANI, ou qualquer outra S4L (Sigla de 4 letras) onde acompanhamos quase que diariamente novos acontecimentos que requerem uso de todo nosso pensamento crítico, capacidade de adaptação e resiliência observa-se que muitas das práticas comerciais exigem das organizações novas habilidades para lidar os desafios de acelerar os resultados. Uma dessas habilidades é, sem sombra de dúvida a AGILIDADE.

Porém, como apaixonado por metodologias ágeis aplicadas na área comercial percebo que o a definição sobre o que é ser ágil em vendas, trade marketing ou marketing é muitas vezes mal empregada.

Para quem ainda não é familiarizado com a cultura ágil e suas metodologias, aí vai um breve contexto:

A cultura ágil tem sua raiz no desenvolvimento de softwares. Em 13 de Novembro de 2001 nos EUA um grupo de 17 desenvolvedores criou o Manifesto Ágil e em 2011 foi criada Agile Alliance reforçando e normatizando o movimento. Esse movimento se baseia em 4 princípios:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Além disso a cultura ágil envolve um conjunto de metodologias que tem como objetivo acelerar o ritmo dos processos de criação, desenvolvimento e, principalmente, adaptabilidade.

Desta forma, quando buscamos adaptar livremente esses conceitos para nosso dia a dia na gestão comercial considero, baseado na minha experiência profissional, que gerenciar a área comercial de maneira ágil:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

No entanto, em nome das necessidades de curto prazo, a gestão ágil pode ser justificativa para diferentes atitudes, por isso vale lembrar que uma gestão comercial ágil:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Se algumas dessas coisas está acontecendo no seu dia a dia em nome do desenvolvimento de uma cultura ágil muita atenção à qualidade da gestão.

Para seguirmos evoluindo é preciso destacar claramente essas diferenças, lembrando que esta mudança ainda está em curso, demandando muita auto-avaliação das lideranças e exigindo também da organização, a priorização total do desenvolvimento das pessoas e da adoção de tecnologia em seus processos e interações.

Acesse: www.linkedin.com/in/guilhermeauger e conheça também www.jbpexperts.com.br

William Tadeu

Ajudo coaches, consultores, mentores e pequenos empresários. Juntos, criamos sistemas de vendas inteligentes. Diariamente, geramos potenciais clientes qualificados. Tudo isso com menos esforço e mais previsibilidade.

2 a

Excelente, Guilherme :)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos