O que nos torna saudáveis?
Não podemos falar de saúde mental somente quando há falta de saúde, por que de fato não estaremos falando sobre saúde e sim sobre doença.
É comum quando se fala em Saúde Mental, relacionar, automaticamente com stress, burnout, ansiedade, depressão e outros transtornos. Já os temas; qualidade de vida, equilíbrio, segurança psicológica muitas vezes, tratados como luxo ou privilégio e não questões de saúde.
Algumas necessidades humanas como descanso, ócio, qualidade de tempo (tanto no trabalho como fora dele), relacionamentos saudáveis, são considerados privilégios para muitos.
Vamos analisar um dos aspectos que afetam a nossa saúde: a famosa “correria”:
Pense comigo, se estamos sempre correndo, pressionados, atrasados, os sinais que passamos diariamente para o nosso corpo e mente é de PERIGO, portanto termos reações fisiológicas que nos defendam desse perigo (luta, fuga ou paralisia). Este estado de ameaça/stress prolongado, gera o adoecimento.
Recomendados pelo LinkedIn
Agora eu pergunto: Tudo é para ontem, porquê? Se não for caso de vida ou morte, não tem justificativa. Embora muitos projetos pudessem ser realizados com prazos “humanizados” muitas vezes vivemos numa correria insana e sinalizamos para o nosso corpo que estamos em estado de sobrevivência.
Nesse ponto que a atitude dos gestores é essencial para amenizar esse cenário ameaçador da “correria”, analisar as condições de trabalho de sua equipe e renegociar prazos quando necessário é um dos cuidados que favorecem a saúde mental de todos.
Os cuidados com saúde mental começam também, na forma como nos relacionamos com o trabalho, no significado que atribuímos a ele; como nos relacionamos com nossos colegas e superiores, se temos uma rede de apoio também no trabalho.
Outro ponto importantíssimo é o nosso autoconceito, pois, a forma como nos enxergamos é um pilar importante para lidarmos com as nossas adversidades.
Precisamos falar mais sobre o que nos torna saudáveis e não somente no que nos adoece!
Professora em busca do primeiro emprego
1 aVerdade sempre estamos no limite e só percebemos quando a corda arrebenta, numa doença e pouco investimos em qualidade de vida, de relacionamentos isso é muito importante e faz toda a diferença. Uma conhecida tratou um problema de tireoide e o médico falou pra ela se você não fosse uma pessoa que se cuida pratica esportes, não fuma e não bebe você teria morrido e na pior das hipóteses ter ficado incapaz numa cama.