O que os Conselheiros devem saber sobre Fundamentos Financeiros?
No módulo do Programa de Formação e Certificação de Conselheiros da Board Academy Br , sobre Finanças para Conselheiros, com o professor Rodrigo Mariano, foi abordado como avaliar indicadores financeiros em conselhos consultivos.
Uma das principais responsabilidades dos conselhos corporativos é supervisionar a gestão de sua organização empresarial. Um elemento importante desta atividade de supervisão é feito através da análise de orçamentos e relatórios financeiros. No entanto, muitos membros do conselho não são especialistas financeiros e não são poucos os que não possuem os conhecimentos mais básicos de contabilidade e finanças corporativas.
A natureza desta questão exige saber a grau de conhecimento financeiro que os membros do conselho devem possuir. Este importante dever do conselho abrange uma série de responsabilidades, desde estabelecer a remuneração do CEO, aprovar o orçamento anual e avaliar se a organização deve diversificar seu fluxo de receitas.
Em geral, é necessário que o membro do conselho tenha uma compreensão básica de métricas financeiras, como receita, margens de lucro, retorno sobre o investimento e índices de fluxo de caixa. Estar familiarizado com controles financeiros e práticas de gestão de risco, incluindo controles internos e procedimentos de auditoria.
Além destas competências técnicas, os diretores do conselho também devem ter a capacidade de analisar tais informações e utilizá-las para tomar decisões estruturadas. Eles devem ser capazes de fazer perguntas investigativas e identificar possíveis áreas de risco ou oportunidade. Ademais, serem eficazes na capacidade de comunicar informações financeiras a outros membros do conselho e os stakeholders de forma clara e concisa.
Aqui estão dois princípios gerais básicos que podem orientar o que é considerado alfabetização financeira suficiente para membros do conselho:
· Ler relatórios financeiros: O objetivo das demonstrações financeiras é mostrar de onde veio o dinheiro da empresa, para onde foi e qual era a situação em um determinado momento. Embora os diretores do conselho não sejam responsáveis pela produção de documentos contábeis, eles são obrigados a aprová-los, portanto, devem ser capazes de decifrá-los e detectar possíveis problemas.
· Índices úteis para analisar estratégias operacionais e seu sucesso e fracasso: Os índices são usados para transformar dados contábeis em informações valiosas que permitem aos diretores entender os detalhes operacionais, medir o progresso em direção às metas e comparar o desempenho com os concorrentes dentro de um setor. Os administradores necessitam, portanto, de receber relatórios regulares e utilizar as proporções financeiros para monitorizar o progresso da empresa.
Em suma, é necessário saber ler nas entrelinhas das demonstrações financeiras e o que a administração pode procurar esconder, como manipulação de vendas, avaliação incorreta de ativos, manipulação de despesas, passivos ocultos, divulgações inadequadas, estimação de fluxos de caixa e supervisionar riscos. Ou seja, é necessário compreender a saúde financeira da empresa, identificar potenciais riscos e oportunidades e tomar decisões informadas que sejam do melhor interesse da empresa e dos seus stakeholders.
Concluindo, um conselho ativo e atento aumentará a estabilidade financeira atual e futura da organização. Saber revisar as políticas e sistemas internos que podem afetam suas finanças e estabelecendo um ambiente de transparência e responsabilidade. Estando disposto a fazer perguntas difíceis e a ter uma visão de longo prazo organização, os membros do conselho inspirarão confiança entre seus financiadores e apoiadores e posicionar bem a organização para o crescimento futuro.
Recomendados pelo LinkedIn
CTO e Partner da MAKE Gestão e Treinamentos | Gestão de Operações e Consultoria | Board Member
8 mMarcelo Martins parabéns pelo artigo!
Excelente, parabéns, Marcelo Martins!!
Gestão em Operações: S&OP - Produção, PCP, Logística e Abastecimento
8 mExcelente visibilidade das responsabilidades dos membros do conselho.
Gerente de Operações Industriais | Gerente Executivo | Gestão de Negócios | Conselheiro Consultivo
8 mMuito bom o artigo Marcelo Martins , excelente abordagem