O que podemos tirar de melhor do Scrum?

O que podemos tirar de melhor do Scrum?

Gerenciamento de projetos ágeis

Quando se conhece um pouco de gestão de projetos e da metodologia Scrum percebe-se que existem muitas técnicas nesses dois conceitos que podem ser usadas e bem aproveitadas no dia a dia de uma equipe. Sendo assim, podemos aplicar um pouco de cada método na hora certa para cada tipo de equipe. O que não podemos é achar que o mesmo método quando aplicado terá o mesmo efeito para diferentes equipes. Dessa forma, daremos uma visão geral sobre o Scrum e convidá-los a pensar um pouco como podemos aplica-lo no nosso dia a dia visando melhorar a interatividade e a produtividade da equipe.

O que é Scrum? Scrum é um framework ágil para gestão e planejamento de projetos de software. No entanto, suas técnicas podem ser usadas também na gestão de equipes autogerenciáveis concentrando, sobretudo, na sua produtividade e interatividade.

Começamos pelo uso da Sprint, que é um Time Box (período de tempo) dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. O melhor de tudo é que as Sprints são iterativas e devem durar entre 2 a 4 semanas. Ou seja, não se pode dar tarefas para a equipe e simplesmente se perder no tempo não estabelecendo um prazo para prestar contas.

O Sprint Planning Meeting é uma reunião na qual estão presentes todos da equipe. Durante o Sprint Planning Meeting o chefe (chamado de Product Owner) descreve as tarefas de maior prioridade para a equipe. Essas tarefas irão dar origem ao Sprint Backlog, que nada mais é que uma lista de tarefas que a equipe se compromete a fazer em uma Sprint. Nesta reunião as prioridades são definidas pelo chefe e a percepção da equipe sobre o tempo que será necessário para completar cada tarefa. Um cronograma bem definido deve ser desenvolvido também.

Dessa forma, cabe à equipe determinar a quantidade de itens que serão trazidos para o Sprint Backlog. O Sprint Backlog deve ser gerenciado e atualizando para refletir que as tarefas são completadas e quanto tempo a equipe acredita que será necessário para completar aquelas que ainda não estão prontas.

E então? Qual o Backlog sua equipe preparou para este mês? Adote esta técnica num quadro branco, isso vai ajudar a comprometer, motivar e valorizar sua equipe!

O Daily Scrum. O Scrum aborda o Daily Scrum como um instrumento importante. A cada dia a equipe faz uma reunião diária com um tempo definido de 15 minutos, que tem como objetivo disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho a ser realizado no dia que se inicia, revendo também o que foi comprometido na Sprint Planning Meeting.

Os Daily Scrums normalmente são realizados no mesmo lugar e na mesma hora do dia. Idealmente são realizados na parte da manhã para ajudar a estabelecer as prioridades do novo dia de trabalho. Pense até que ponto isso pode ajudar na sua equipe. Se não for o caso, dispense esta técnica ou altere para um ou dois dias na semana para se reunir com a equipe e discutir sobre as tarefas estabelecidas anteriormente, e somente sobre as tarefas. O Daily Scrum não deve ser usado como uma reunião para resolução de problemas. Questões alheias levantadas devem ser levadas para fora da reunião. Durante o Daily Scrum, cada membro da equipe provê respostas para cada uma destas três perguntas: O que você fez ontem? O que você fará hoje? Há algum impedimento no seu caminho?

O Daily Scrum não é uma reunião de Status Report na qual um chefe fica coletando informações sobre quem está atrasado. Ao invés disso, é uma reunião na qual os membros da equipe assumem compromissos perante os demais.

Por fim, o Sprint Retrospective. Esta reunião ocorre ao final de um Sprint e serve para identificar o que funcionou bem, o que pode ser melhorado e que ações serão tomadas para melhorar. Isso é muito importante ser aplicado em ambientes quando se tem equipes que não conversam e não trocam experiência.

Enfim, estas são apenas algumas técnicas do Scrum. Lembrando que em gerenciamento de projetos não existe “bala de prata”, onde se pensa que há uma fórmula mágica capaz de resolver um problema independente de qual seja a sua natureza sem adotar gestão, métodos e técnicas eficazes. O que existe é a adoção de uma boa metodologia que funcione bem onde o bom e velho planejamento é altamente recomendado atrelado ao conhecimento e ao gerenciamento.

Isso sim produz resultados!

Abraço a todos.

Fabio Anjos, MBA em Gerenciamento de Projetos

***********/***********

Sara P. Fernandes

Product Owner/Liderança de Projetos de Software | Business Intelligence (BI)

7 a

Ótimo artigo Fábio, sucinto, porém auto-explicativo. Parabéns ;)!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fábio Anjos

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos