O que tira seu sono?

O que tira seu sono?

A origem da falta de sono, da ansiedade e da preocupação está dentro de mim e de você.

Tanta coisa já tirou o meu sono, mas de forma resumida todas estavam relacionadas a preocupações futuras com meu desempenho, entregas, resultados e crescimento.

Você entra em um ciclo de pressão e cobrança (principalmente interna) que parece não ter fim, e nem uma saída.

Resultados.
Metas.
Desenvolvimento Pessoal.
Crescer.
Vendas.
O próximo nível.
O próximo cargo.
O próximo grande projeto.

Quando a preocupação antecipada (também conhecida como ansiedade) com tudo isto se torna grande demais, ela começa a roubar energia do corpo. Você come mais, dorme menos, sente dores musculares, o ar falta, o peito aperta. É a mente lutando por mais energia para processar tanto, e de uma só vez.

O cérebro [mente] não foi feito para processar tudo em paralelo, e nem para lidar mais com o futuro do que com o próprio presente. E quando ele é colocado nesta situação precisa literalmente se virar para continuar processando tudo - e é neste momento que começa a roubar energia do corpo.

E claro que trabalhando por tanto tempo no "modo exaustão", chega um momento em que os problemas começam a aparecer. É assim com qualquer máquina, não é mesmo?

Ansiedade, Depressão, Síndrome do Pânico, Burnout - dentre tantas outras doenças que afetam nossa mente e emoções - estes são os problemas que começam a aparecer quando a peça principal da sua máquina (corpo) não é usada da forma correta, e também não recebe nenhum cuidado.

Mas agora, me diga:

O que tira o seu sono?
O que tem levado você à exaustão?
O que tem feito você nunca estar satisfeito e desejar sempre mais?


A primeira resposta que vem a sua mente é um fator externo como por exemplo:

As contas para pagar, a casa nova, o carro novo, o primeiro (segundo, ...) filho, um celular mais novo, a viagem para o lugar dos sonhos, a festa no melhor buffet para o bebê (que ainda nem entende, e nem precisa disto), o próximo cargo, a cobrança do chefe e da empresa, o projeto novo, a necessidade de se manter no primeiro lugar, os clientes novos, as metas, o resultado.

Mas sabe que a duras perdas mentais e emocionais eu descobri que o problema - a causa - não são estes fatores externos.

A origem da falta de sono, da ansiedade e da preocupação está dentro de mim e de você:

A cobrança interna, a culpa, a insatisfação, os hábitos, o medo, a necessidade de aceitação, a falta de organização, a ostentação, o excesso de informação, a comparação, e a falta de fortalecimento mental e espiritual são as reais fontes que sugam nossa energia mental e física, e nos fazem, muitas vezes, sentir perdidos dentro de nós mesmos.

E os fatores externos? Eles existem e nos cercam todos os dias.

Sim, mas os fatores externos são as desculpas que damos para justificar nossas descompensações.

Nos tornamos os reis do "Eu tenho que" e começamos a usar esta expressão como justificativa para tudo.

Eu tenho que fazer isso, mais isso, e mais isso, e mais um pouco disso também.

E para sair deste ciclo, parar de perder o sono, e a saúde?

Ah! E continuar sendo produtivo, obviamente.

Porque para pessoas com personalidade ativa e cheias de energia, não existe um mundo em que não sejamos produtivos, certo? Não existe largar tudo e vender coco na praia (por mais que essa vontade venha a sua mente muitas vezes, você sabe que não daria conta de ficar assim neste modo "paz e amor sem fazer muita coisa" por muito tempo.)

Mas a resposta não é simples e não cabe em um artigo. A resposta eu encontrei vivenciando o processo de me livrar de uma segunda crise de ansiedade. Sem remédios e com muita mudança de hábito, de padrões mentais, de atitude e de escolhas diárias.

Não existe fórmula mágica e imediata para isto - por mais que eu saiba que era exatamente isto que você gostaria de ler agora.

Mas existe sim um caminho - posso lhe afirmar porque eu passei por este caminho - de você ser extremamente produtivo, realizado e feliz mas sem ser consumido mental e emocionalmente.

Eu quero compartilhar um primeiro passo que você pode dar em direção a este caminho de produtividade e também paz:

Comece a mapear a fonte da sua ansiedade, angústia e preocupações:

  1. Observe o real motivo - a motivação interna - para cada vez que você começar uma frase, ou um pensamento com: "Eu tenho que fazer isto."
  2. Questione-se: Eu tenho mesmo? Porque? Porque eu preciso fazer isto?


Saia do automático, comece a se perceber, e a entender o que está sugando sua energia mental, física e emocional.

Com amor e coragem, Paula

#neurociencia #produtividade #produtividadesemansiedade #coragemparadesacelerar

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Paula Talmelli

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos