O que a velhice traz de bom?
Meu pai costuma dizer que a velhice é o “começo do fim”, mas será que existe alguma coisa que melhora com o envelhecimento? E que não seja a experiência?
Essa mesma percepção do meu pai, de que o envelhecimento é um processo inevitável de deterioração, é algo ainda muito presente. Desde cedo, absorvemos esses estereótipos negativos sobre o envelhecimento que tendem a se tornar profecias autorrealizáveis na velhice. Isso resulta em piores desempenhos na memória, cognição, saúde e performance no trabalho.
No intuito de afastar o etarismo, tive a curiosidade de pesquisar por um olhar científico quais aspectos têm um comportamento contrário e, assim como um bom vinho, melhoram conforme envelhecemos.
Descobri que a felicidade muitas vezes segue uma trajetória em forma de U ao longo da vida. Pessoas mais velhas tendem a se concentrar em memórias e informações positivas, o que contribui para esse fenômeno da felicidade. É claro que a felicidade é subjetiva e isso não significa que todas as pessoas mais velhas são necessariamente mais felizes do que as mais novas. Mas pensamentos positivos, em especial sobre o envelhecimento, podem contribuir para uma maior longevidade e melhor qualidade de vida.
Recomendados pelo LinkedIn
No cérebro, enquanto algumas funções cognitivas podem piorar, outras melhoram. O córtex pré-frontal e estriado são áreas do cérebro que podem permanecer relativamente intactas com a idade. O resultado é uma combinação de experiências de vida, desenvolvimento emocional, capacidade aumentada de reflexão e insight que são fundamentais para o que chamamos de sabedoria. O desenvolvimento da sabedoria na velhice também está associado à capacidade de recorrer ao repertório de experiências de vida, o que pode resultar em melhor julgamento e compreensão.
Outro aspecto que vai na contramão é que embora mudanças fisiológicas ocorram, como a queda no nível de hormônios sexuais, a experiência sexual pode melhorar. O período de aposentadoria com menos estresse e preocupações pode ter influência positiva no sexo. Maturidade emocional, autoconfiança e aceitação do próprio corpo são outros aspectos que contribuem para melhorar a experiência sexual.
Estereótipos negativos do envelhecimento como “o começo do fim” precisam ser desafiados. Ao reconhecer a velhice como um período cheio de oportunidades e crescimento, não apenas promovemos uma visão positiva, mas também contribuímos para uma maior longevidade e qualidade de vida.
Sou a Dra. Aline Torricelli, comunicadora da saúde e fundadora do Dica Médica, um canal dedicado a disseminar informações sobre saúde para todos. Minha missão é conectar e impactar vidas, partilhando conhecimento e experiência para promover uma vida mais saudável. Toda semana eu compartilho por aqui alguma reflexão relacionada à saúde e qualidade de vida. Conheça meu canal no Youtube.