ETERNAMENTE JOVEM
Por Astrid Lenhart
Interessante como são nossas percepções acerca da vida ao longo de nossa trajetória terrena. Ainda na fase da infância, apresentam-nos pessoas de todas as idades, cada uma com seu papel representativo em nossa vida. A impressão que dá, para nós crianças, é que essas pessoas sempre foram assim, que nunca foram uma criança como nós.
Os anos vão passando e percebemos que nós crescemos e que nossos interesses vão mudando junto com o crescimento. Percebemos que os adultos podem fazer coisas bem interessantes e que as crianças não podem, como beber coisas diferentes e ficar acordados até mais tarde ou, até mesmo, a noite toda.
Nesse momento, a criança não vê a hora de crescer, de se tornar logo adolescente para poder beber com os amigos, ir para a balada e começar a namorar. Quando chega esse dia, é sempre motivo de alegria e comemoração.
Ainda vemos os demais adultos e idosos, mas a sensação é de que nós sempre seremos jovens, que nós não envelheceremos. Essa sensação nos acompanha pela vida. Chega a ser comum fazermos comparações com pessoas da mesma idade ou de mais idade. Olhamos para eles e pensamos como somos conservados. Sendo assim, seremos para sempre. É como se, para nós, o tempo parasse. Para os outros, não.
Claro que, com o avanço da medicina, as pessoas conseguem se manter mais jovens por mais tempo, com mais saúde e qualidade de vida. Já é possível viver bem em idade avançada e não sentir dores ou ter de deixar o dinheiro nas farmácias. E as promessas de reversão do envelhecimento já começam a ser anunciados pela ciência.
Independente de quando poderemos contar com esses recursos, o nosso foco maior sempre deveria ser a preservação da juventude interior, o que envolve o cultivo de bons pensamentos, sentimentos e emoções. Com o foco no nosso interior, nós conseguimos despertar em nós substâncias que nos conferem o bem-estar físico e, sim, podemos ter muito mais vitalidade que pessoas mais jovens. E isso aumenta a longevidade.
Cuidar do corpo físico, com exercícios físicos adequados, alimentação correta e saudável e dormir suficientemente, alimentar o seu interior com meditação e conexão com nosso aspecto divino, cultivar bons pensamentos e sentimentos é o caminho para garantir a longevidade e com qualidade de vida. De nada adianta apenas avançar na idade e os veículos físico, emocional, mental e espiritual estarem em desequilíbrio. O grande segredo de uma vida longa reside justamente na harmonização de todos os nossos corpos, pois isso nos confere o bem-estar que precisamos para viver uma vida feliz.
O tempo de todas as pessoas passa. Todos as pessoas avançam na idade, porém podemos fazer dessa passagem uma linda jornada, com escolhas corretas, com autocuidado, com autocarinho.
Recomendados pelo LinkedIn
Pena que um grande número de pessoas não aproveita a sua jornada. Estão muito ocupados com prestar atenção na vida dos outros, com o que os outros vão pensar, com reclamações, com escolhas erradas que lhe roubam anos de vida.
Por que afirmo isso? Basta olhar a sua volta! E talvez você nem precise olhar a sua volta. Talvez, se olhar para a sua própria vida, você perceberá que está desperdiçando a sua vida. Você desperdiça a sua vida toda vez que reclama, toda vez que você se ofende com algo que nem merece a sua atenção, que você acusa os outros pelas suas dificuldades, que você se vitimiza, que você briga com seu companheiro(a) por picuinhas, que você deixa de brincar com seu filho porque está entretido por demais com o seu celular, que você fala mal da vida alheia. Meios para desperdiçar a vida há de sobra. Como você desperdiça a sua?
Cada dia não plenamente vivido é um dia desperdiçado e que não é possível recuperar. Você não terá a oportunidade de reviver as coisas ruins e nem as coisas boas. Tudo é passageiro. Por isso, não vale a pena focar em coisas que não contribuem para uma vida feliz.
A nossa vida não tem sentido algum sem felicidade. Felicidade deve estar sempre no topo das metas. Sem ela, nenhuma outra conquista fará sentido. Sem felicidade, sequer sentimos o prazer pelas nossas conquistas.
Se você sente a sua vida vazia, mesmo que tenha feito conquistas profissionais e financeiras, pare por um instante e avalie a sua vida. Onde foi que você se perdeu de você mesmo?
Se você não resolver esse vazio, você o levará para onde for. Não há relacionamento romântico que salvará você. Não há o emprego ideal que salvará você. Não são as conquistas materiais que salvarão você. Nada externo consegue preencher esse espaço.
Se você não parar para refletir sobre a sua vida, você poderá colocar em risco todas as suas conquistas. Em você não sendo feliz, primeiro você não vê sentido na vida. Você vive no piloto automático. Em segundo lugar, você leva essa infelicidade, esse vazio para os seus relacionamentos e acha que a outra pessoa não faz você feliz. Você leva a infelicidade e o vazio para o seu trabalho. Você tem bons resultados, empenha-se, dá o seu melhor, mas ainda não é o seu melhor. Você pode ir muito além.
Você quer saber como? Você, líder e empresário, quer saber como elevar o nível de sua equipe e dos resultados da empresa? Envie-me uma mensagem e vamos conversar!